Mais de cinco mil pessoas ouviram as propostas da II Caravana para Erradicação do Trabalho Infantil, que visitou, em 15 dias, os onze municípios integrantes da Bacia do Rio Corrente, encerrado, na sexta-feira (26), em Brejolândia, a 784 quilômetros de Salvador. A equipe também esteve em Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Correntina, Canápolis, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

Segundo a representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Conselho da Juventude, Juremar Oliveira, que acompanhou todos os passos da Caravana, houve momentos significativos no roteiro principalmente no que se refere à mobilização da sociedade e nas intervenções dos participantes.

Pela primeira vez, a Caravana chegou à região oeste. Ano passado, a primeira percorreu 18 municípios integrantes do Território do Semiárido Nordeste II. As duas com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate ao trabalho infantil e formalizar um compromisso com os gestores municipais de executar ações para o enfrentamento da questão.

Em Santa Maria da Vitória foi assinado o Termo de Compromisso do Governo do Estado com os onze prefeitos dos municípios da Bacia do Rio Corrente. No ato público estavam presentes os secretários estaduais Nilton Vasconcelos (Trabalho e Esporte), César Lisboa (Relações Institucionais), Luiza Bairros (Sepromi), Arany Santana (Sedes) e Osvaldo Barreto (Educação).

“O Termo de Compromisso é mais um esforço coletivo para empreender estratégias conjuntas de combate ao trabalho infantil”, disse Vasconcelos. A cargo das prefeituras está o apoio às iniciativas empreendidas pela Caravana, facilitando o acesso e as ações sobre as crianças e os jovens das cidades.

Projeto 
O Enfrentamento ao Trabalho Infantil, na Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social. O estado é pioneiro de uma ação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome que capacita gestores dos 18 municípios integrantes do Território do Semiárido Nordeste I, por onde a Caravana percorreu ano passado.