A taxa de ocupação nos 22 principais hotéis de Salvador foi de 71% no mês de outubro, segundo informações do sindicato que representa os estabelecimentos. O número é seis pontos percentuais a mais que o considerado ideal por empresários do setor e a média anual já é de 67%. Ainda de acordo com o relatório, os meses com o melhor desempenho este ano foram janeiro, agosto, setembro e outubro.

O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, diz que o bom desempenho da hotelaria também é verificado em outras regiões turísticas como o Litoral Norte, Porto Seguro, Morro de São Paulo e Itacaré. Na sua avaliação, os hotéis devem ficar lotados até o mês de março, quando ocorrerá o Carnaval.

O recém-inaugurado resort Grand Palladium, em Imbassaí, está com 100% das suítes vendidas até o réveillon. O mesmo acontece com o Iberostar, em Praia do Forte. O presidente do Sindicato de Hotéis, Silvio Pessoa, projeta uma taxa de ocupação de 90%, em janeiro, e 85%, em fevereiro. “Esta semana, por exemplo, estamos com 85% e completamente lotados para o feriado, o que deve acontecer também no réveillon, carnaval e em muitos fins de semana de janeiro”.

A estimativa da Setur é que o estado registre um fluxo turístico de 6,6 milhões de visitantes durante o período que vai de novembro a março. Os principais emissores nacionais são os estados de Minas Gerais, São Paulo e a própria Bahia. Entre os estrangeiros, destaques para os americanos, franceses, italianos, alemães, portugueses e espanhóis.

Trabalho não para
Mesmo com a perspectiva de uma alta estação de hotéis lotados, o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, afirma que as ações promocionais da empresa continuam. “Agora em novembro, por exemplo, vamos realizar quatro famtours com operadores em destinos importantes como Porto Seguro e Maraú. A intenção é fazer com que a Bahia continue sendo o destino turístico preferido dos brasileiros”.