Como pensar na Bahia sem se lembrar das baianas? Nesta quinta-feira (25) é o dia delas, das baianas do acarajé, símbolo mais forte da cultura popular do estado, o autêntico cartão-postal da Bahia em qualquer lugar do mundo. E, para comemorar a data, a Secretaria Estadual do Turismo e a Bahiatursa vão realizar um receptivo especial em 12 aeroportos do Brasil e no Porto de Salvador.

Cocadinha, material promocional da Bahia e fitinhas do Senhor do Bonfim vão ser distribuídos pelas baianas aos turistas que desembarcarem no Porto de Salvador e às pessoas que estiverem em trânsito pelos aeroportos de Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim), São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Porto Alegre, Belo Horizonte, Porto Seguro e Salvador. As baianas iniciam o receptivo às 8h e ficam até as 20h.

A programação em homenagem ao Dia da Baiana se estende por toda Salvador. A quinta-feira começa com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 9h, e em seguida haverá um cortejo até o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Belvedere da Sé, onde acontecem as festividades.

Segundo a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), são três mil quituteiras cadastradas em Salvador e região metropolitana que vendem acarajé, abará, bolinho-de-estudante e outras iguarias.