A segunda edição do Troféu Axé de Turismo foi realizada nesta terça-feira (30), no restaurante Amado, em Salvador. A premiação é promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, em reconhecimento às empresas e artistas baianos, que mais se destacaram na promoção do Destino Bahia, no Brasil e no mundo.

O troféu também homenageia ícones baianos que revelam uma identidade com a nossa tradição cultural e contribuem para a consolidação da imagem turística do estado. Os agraciados levaram para casa, uma famosa gordinha da artista plástica baiana, Eliana Kertész.

O evento reuniu 150 pessoas, entre autoridades do turismo, empresários, além cantora Margareth Menezes, o artista plástico Bel Borba, Vovô do Ilê e os forrozeiros baianos Leo Macedo, da Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Gereba e Cicinho de Assis, entre outros.

O secretário estadual de Turismo, Antônio Carlos Tramm, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, deram início à cerimônia de premiação, que contou com a participação, também, dos secretários estaduais da Copa, Ney Campello, e da Educação, Osvaldo Barreto; do ex-secretário de Turismo, Domingos Leonelli; do presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, e do presidente da Saltur, Cláudio Tinoco.

Reconhecimento 
“Quero agradecer a todas as entidades, empresas e artistas que promoveram a Bahia nacional e internacionalmente e que hoje estão aqui para receber essas homenagens”, disse Emília Silva.

A cantora Margareth Menezes foi a primeira a receber o troféu na categoria destaque artístico. “Estou muito feliz com esse reconhecimento que só nos dá mais energia para continuar representando bem a cultura e música da Bahia pelo mundo afora”, disse.

Na categoria trade, o prêmio foi para a portuguesa Abreu Viagens, a mais antiga operadora do mundo. “Nós da Mundo Abreu estamos muito agradecidos pela premiação. Com certeza, a Bahia é um dos produtos mais importantes que temos”, declarou Mena Mota, representando a operadora que mais comercializou a Bahia em Portugal, por dois anos consecutivos, na ‘Feira Mundo Abreu’.

No Brasil a escolhida foi a CVC por ser a operadora que mais vendeu o Destino Bahia no Brasil, chegando a ter 30% de toda a sua movimentação voltada para o estado. A vinícola Ouro Verde levou o prêmio de produto turístico nacional, por ter atraído oito mil visitantes, no primeiro ano de atuação.

Em 2010, a expectativa é de que o Enoturismo de Juazeiro movimente cerca de 20 mil visitantes. “Quando montamos a vinícola não pensávamos que poderíamos transformá-la num ponto turístico. O prêmio faz com que eu me sinta generosamente contemplado”, disse o empresário Eurico Benedetti.

A Ordem Terceira do São Francisco foi premiada por ter sido escolhida em 2009, como uma das 7 Maravilhas Portuguesas do Mundo. Já o Memorial Irmã Dulce, por receber anualmente 35 mil visitantes de todas as partes do planeta.

Máximo Ravena, criador do método revolucionário no tratamento da obesidade, ‘Conceito Ravena’, ganhou o prêmio Turismo de Saúde, por possuir 20% dos seus pacientes fora da Bahia. “Estou muito feliz pelo trabalho que está sendo feito neste estado. A clínica daqui é a que tem tido o crescimento mais rápido”, falou Ravena, que conta com o Hotel Catussaba na formatação de pacotes para o tratamento de saúde.