A fim de dar continuidade às ações de capacitação profissional, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizaram, nesta quarta-feira (10), no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, a aula inaugural do projeto Mãos Seguras. Em sua segunda edição, a iniciativa, realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura local, qualificará 50 mulheres por meio do curso profissionalizante de manicure.

“A capacitação profissional é a melhor forma de oferecer oportunidades sociais e gerar empregos. Vimos isso com a primeira edição deste projeto, que rendeu bons resultados, e esperamos seguir com a terceira edição em 2011”, disse a coordenadora de Capacitação Profissional da VSBA, Rita Loureiro. Ela representou a presidente da instituição, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça.

O curso terá início nesta quinta (11) e prossegue até o dia 15 de dezembro. Neste período serão ministradas aulas teóricas sobre anatomia, fisiologia dos pés e das mãos, tratamentos para unicomicoses, direitos humanos, relações interpessoais, defesa do consumidor, planejamento familiar, entre outros assuntos. Em seguida, ensinamentos práticos, coordenados por manicures profissionais. Os participantes receberão certificado de conclusão de curso.

“Por isso, o projeto chama-se Mãos Seguras. O objetivo é que, além de manicures, estas mulheres tornem-se agentes comunitárias de saúde, que vão multiplicar os ensinamentos recebidos em suas comunidades”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Luiz Galvão.

Moradoras do distrito de Areia Branca e arredores, em Lauro de Freitas, as participantes foram previamente selecionadas por um processo empreendido pelas Voluntárias Sociais, a fim de confirmar o interesse de todas e evitar a evasão do curso. As aulas serão ministradas em laboratórios da Unime e um ônibus exclusivo realizará o transporte das alunas. Tudo isso gratuitamente.

Além das aulas, as alunas participarão de oficinas de reciclagem de garrafas pet para a confecção de poltronas que, posteriormente, poderão ser usadas como mobílias em salões montados por elas. Para isso, também vão receber orientações do Sebrae para tornarem-se empreendedoras individuais e investirem em seus próprios negócios.

Como estímulo inicial, todas as concluintes do curso receberão um kit básico de manicure. Nele, terá alicate, espátula, palito e luva descartáveis, entre outros instrumentos para a prática profissional. “Acho que esta é uma grande oportunidade para que eu me profissionalize, com qualidade, e consiga mudar de vida, com um emprego. Estou feliz e confiante. Quero até voltar a estudar”, afirmou Carla Silva, 20 anos.