Os transtornos técnicos relacionados ao incêndio ocorrido na estação de transmissão da Oi, que motivou a indisponibilidade de alguns pontos-cliente (PCs) da Rede Governo, vem sendo contornados com êxito pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Desde o início do incidente, a Prodeb tem atuado para prover a recuperação de todos os links da Rede Governo atingidos pelo sinistro, a exemplo do ‘link rádio’ disponibilizado de modo emergencial para o Planserv e CPD da Embasa. No momento, a prioridade é para o sistema de gestão de Saúde, Segurança e Serviços Públicos.

Dos 2.072 links ativos da Rede Governo afetados, pouco mais de 300 ficaram inativos. Ao longo da última semana, alternativas de contingenciamento restauraram o funcionamento de mais da metade dos links atingidos, graças às negociações da Prodeb com outros fornecedores, como a GVT, Flashnet, Embratel e a Associação de Provedores de Acesso a Internet do Estado da Bahia, que reúne 100 provedores de acesso à internet no interior do Estado.

Dos 376 links indisponíveis em função do sinistro, 264 retornaram ao estado operacional, restando 112 que estão sendo recuperados, o que representa, aproximadamente, 29,78 %, do total afetado.