Vinte galinhas caipiras, da linhagem Hissex Brown, indicadas para produção de ovos, estão expostas em um criatório montado na Cadeia Produtiva da Avicultura, no espaço Vida no Campo, dedicado à agricultura familiar na 23ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que termina no próximo domingo (5), no Parque de Exposições de Salvador.

No pequeno criatório, iniciativa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o visitante pode perceber a preocupação com o bem-estar do animal e a busca por um produto mais saudável e saboroso.

As aves são criadas em um sistema semi-intensivo, onde existe uma área coberta e outra para pastagem. Elas vieram do centro de capacitação existente na Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, da EBDA, que tem um criatório modelo com 100 animais.

Acompanhando toda a produção, manejo e parte financeira, a EBDA mostra que, com 100 aves, consegue-se obter uma renda mensal de um salário mínimo, sem o custo da mão de obra, pois esta pode ser feita por apenas uma pessoa dedicando duas horas diárias para a atividade. “A empresa vem trabalhando para melhorar a qualidade no manejo utilizado nas propriedades de agricultores familiares e com isso gerar mais renda”, explica o técnico da EBDA, Heitor Lima Ribeiro Filho.

Também são expostos vídeos e dois técnicos acompanham os visitantes, que, neste final de semana, poderão degustar produtos, além de receber um pinto com um dia de vida. Também podem conferir os parceiros que representam os elos da cadeia da avicultura como a Associação Baiana dos Avicultores (ABA), empresas fornecedoras de equipamentos e insumos e ainda os frigoríficos.