As exposições nacionais de caprinos e ovinos, das raças Anglonubiana e Santa Inês, respectivamente, são dois dos inúmeros destaques da ovinocaprinocultura apresentada na 23ª edição da Fenagro, que termina neste domingo (5), no Parque de Exposições de Salvador. A Bahia tem o segundo maior rebanho de ovinos do Brasil e o primeiro de caprinos, totalizando cinco milhões de cabeças e mais de 10 mil criadores.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Almir Lins, a Fenagro 2010 reúne na exposição Santa Inês mais de mil ovinos, sendo 900 em pista de julgamento. O público poderá conhecer ovinos de raça de corte, sem lã, resistentes e de fácil adaptação de 80 expositores de todo o país.

A exposição Anglonubiana conta com 600 caprinos do Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro em julgamento, comandado por três renomados juízes do Brasil, a exemplo de Domingos Ribeiro, que vão observar os principais critérios – a conformação e caracterização racial. São 37 expositores presentes nos cinco dias de julgamento.

Os visitantes poderão conhecer de perto a cabra de dupla aptidão, que produz carne e leite e até consegue conviver em qualquer ambiente. “Hoje, a Anglonubiana é a maior exposição de todos os tempos, não só pelo número de animais, mas também pela qualidade das cabras”, explica o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos, Tomaz Radel. Os leilões de ovinos começaram nesta quarta-feira (1º) e continuam nos próximos quatro dias. Na sexta-feira (3) haverá o Leilão Brasileiro do Anglo, às 19h, no espaço da Fenagro.