O Polo de Formação Regional Nordeste, vinculado à Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital e coordenado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa), está selecionando tutores e supervisores para o curso de formação para inclusão digital, que será oferecido na modalidade a distância (EaD).
Estão sendo disponibilizadas 60 vagas para tutores e 20 vagas para supervisores de tutoria. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rede.polonordeste@uneb.br até domingo (12).

O curso vai capacitar monitores para atuarem nos telecentros que compõem as unidades do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), do governo federal, na região Nordeste.

As vagas para o cargo de tutor são destinadas para estudantes de graduação e pós-graduação, em qualquer área, que podem se inscrever de acordo com as especificações do edital da seleção. A remuneração mensal é de R$ 741.

Já a seleção de supervisores de tutoria tem como público-alvo professores com pós-graduação e experiência comprovada em educação a distância, atuantes no ensino superior há, no mínimo, dois anos. Os interessados devem enviar ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital do certame. A remuneração é de R$ 1.830 mensais.

A seleção para as duas funções consta de três etapas. Análise curricular, análise da documentação e entrevista (nos casos em que a comissão organizadora considerar pertinente). O resultado será divulgado até o dia 22 de dezembro. A Ufpa será responsável pela contratação dos candidatos selecionados.

Os telecentros são espaços públicos de acesso gratuito às tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesses ambientes, computadores estão conectados à internet, possibilitando navegação livre e assistida, cursos e outras atividades.

O curso irá capacitar jovens entre 16 e 29 anos para desenvolver projetos sociais e utilizar tecnologias diversas para inserir as comunidades beneficiadas no mundo digital.

No estado, o Programa de Inclusão Sociodigital (Pisd), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), mantém mil telecentros em vários municípios. O curso de formação para inclusão digital vai beneficiar cerca de dois mil participantes do Pisd. Mais informações no site da Uneb.