Desde 2007, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) tem buscado executar ações estruturantes que contribuam para o estabelecimento de um sistema cultural ativo, produtivo, de amplas oportunidades. O desafio de criar e tocar iniciativas que reverberem em resultados contínuos, capazes de estimular a autonomia e a independência das mais diversas expressões artístico-culturais da Bahia foi a base do trabalho da secretaria.

Em 2010, a Secult consolidou projetos prioritários, de forma a viabilizar a formação, profissionalização, campos de atuação e empregabilidade para artistas e técnicos, além da acessibilidade para os públicos de toda a Bahia. Um grande marco deste ano foi a efetivação do Programa de Fomento às Filarmônicas do Estado da Bahia, promovido através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e com o apoio do Sebrae.

O programa é baseado em mapeamento realizado em 2009, que permitiu o conhecimento das características e demandas desses grupos, contabilizando 183 filarmônicas localizadas em todos os 26 territórios de identidade do estado e sediadas em 170 municípios, responsáveis pela mobilização de cerca de 4.500 músicos e oito mil alunos, com investimentos de R$ 3,4 milhões. Neste ano, 89 bandas foram beneficiadas com R$ 2,8 milhões. Entre as beneficiadas, duas são de Salvador e as outras do interior.

O maestro baiano Fred Dantas, um dos mais importantes nomes das filarmônicas brasileiras, resume: “As filarmônicas têm uma importância especial, porque há aproximadamente 150 anos oferecem uma alternativa, uma ocupação, um encaminhamento à juventude de forma gratuita. Os laços comunitários que elas mantêm com as cidades, a ligação com as pessoas, com dados e fatos importantes da localidade também reiteram seu valor”. Ele fundou a Oficina de Frevos e Dobrados, a Orquestra Fred Dantas e, em parceria com o Unicef, responde pelo projeto Filarmônica das Crianças, que desenvolve seu trabalho no Centro Histórico de Salvador. É também responsável pela criação da Escola e Filarmônica Ambiental, em Camaçari, e pela Lira de Maracangalha.

Também no segmento da música, o projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), implantado em 2007 e publicizado em 2009, segue com as orquestras Juvenil 2 de Julho, Castro Alves e Pedagógica Experimental, além de grupo integrado pelos 100 melhores músicos do Neojibá: Youth Orchestra of Bahia (Yoba), a Orquestra Juvenil da Bahia.  O Neojibá se destaca como uma iniciativa bem-sucedida de formação artística e integração social, oportunizando aos jovens uma carreira no mercado cultural e funcionando como um importante difusor da música clássica e erudita para o público baiano.

Já a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na temporada 2010, realizou 44 eventos, tendo como objetivo não só a difusão e a formação de plateia para a música de concerto, mas também a capacitação de novas gerações de músicos e o intercâmbio acadêmico e cultural. Neste período, a Osba estreou três novos projetos: Grandes Solistas, com a participação do pianista francês Dominique Merlet, Oficina de Treinamento Profissional, que consiste em aproveitar a presença em Salvador de solistas internacionais para atividades didáticas, e o Concerto Acadêmico, com a participação de músicos do Neojibá.

Outro importante projeto consagrado este ano foi o Bahia Music Export, de promoção internacional e que visa divulgar e exportar o patrimônio e a produção contemporânea de artistas e grupos musicais do estado. A iniciativa organiza estrategicamente ações que já vêm sendo feitas desde 2007 pelo governo da Bahia e que oportunizaram em 2010 a realização em Salvador e Itacaré do In a Cabin With (intercâmbio que promove a realização de gravações em diversos locais do mundo), com a participação de músicos do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, e de gravações de programas da BBC Rádio 3, de Londres, em Salvador e no Recôncavo baiano. Em outubro, o Bahia Music Export levou artistas da terra para a Expo Xangai 2010, maior feira das nações da história, e para o World Music Expo (Womex) 2010 (Dinamarca), feira internacional de worldmusic mais importante do planeta.

Preservação da memória e vocação para o audiovisual

No segmento audiovisual, destaque para Os 100 Anos do Cinema Baiano. Como forma de celebrar a memória do centenário, a Funceb, em parceria com a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, lançou um boxe de DVDs com 30 obras representativas, em diversos formatos (longas, médias e curtas metragens), num total aproximado de 20 horas. Entre os filmes, Diamante Bruto, de Orlando Senna, Samba Riachão, de Jorge Alfredo, A Grande Feira, de Roberto Pires, e Eu me Lembro, de Edgard Navarro.

Também valorizando a memória do audiovisual da Bahia, foi lançado o boxe de DVDs Memória em 5 Minutos, com 84 vídeos premiados em todas as 13 edições do Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos, um dos mais importantes eventos audiovisuais do Brasil, segundo festival audiovisual mais antigo da Bahia, único evento de difusão audiovisual realizado e produzido pelo governo estadual.

Desde 2007, a Secult vem apoiando a realização de mostras e festivais na Bahia. Somente no período 2009/2010, a secretaria concedeu apoio à estruturação de mais de dez novos eventos de difusão audiovisual no estado. A 15ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival apresentou uma mostra de 60 filmes brasileiros representantes da retomada do cinema nacional. O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) adquiriu a cessão de uso dessas obras, assim como investiu na aquisição e cessão de direitos de exibição de No Ilê das Máscaras, Bolívia, a Guerra da Água, Aleixo Belov, Maré de Lançamento e Gerônimo.

A arte no palco, nas ruas e nas galerias

Na área de dança, a edição 2009/2010 do Quarta que Dança, que comemorou 12 anos, mais uma vez contribuiu para a difusão da dança em suas diversas vertentes e para o estímulo à pesquisa e à produção coreográfica. De março a agosto, a Sala do Coro do Teatro Castro Alves e as ruas e praças do Centro Histórico de Salvador receberam 20 apresentações, oriundas da capital e do interior, premiadas com um total de R$ 87 mil, através de edital. A programação também incluiu diversas atividades de acesso ou formação, como oficinas, bate-papos, mostra de vídeos, ensaios abertos e palestras. E mais: descentralização e acessibilidade foram tônicas das atividades do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) neste período.

Destaque para o espetáculo 1POR1PRAUM, coreografado pela paulistana Renata Melo, apresentado em locais inusitados – praças e espaços públicos da capital e do interior viraram palco do BTCA –, os bailarinos dançam em cabines individuais, diante de um único espectador por vez, numa experiência exclusiva tanto para quem atua quanto para quem assiste.

No segmento do teatro, o novo formato do Núcleo de Teatro do TCA, mais aberto e com foco na formação, requalificação profissional e excelência artística, se consolidou através do programa TCA.Núcleo, criado em 2007.

A Funceb também produziu e editou a cartilha Bahia de Todos os Circos, com o objetivo de aproximar as trupes circenses dos prefeitos, coordenadores e dirigentes de cultura do estado, visando ao estímulo e à aceitação do circo nos municípios baianos.

Resultado de edital da fundação, os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2010 tiveram exposições montadas em Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista, expondo um total de 77 obras selecionadas dentre 530 propostas inscritas.

Para a reflexão e promoção das culturas populares e identitárias, três momentos foram importantes. Em maio, a Aldeia da Serra do Padeiro, em Buerarema, sul do estado, sediou encontro que discutiu políticas públicas para as mulheres indígenas, com a participação de cerca de 200 mulheres, sendo duas representantes de cada uma das 76 comunidades indígenas da Bahia.

No segundo semestre, o projeto Irê Ayó, voltado para a educação étnico-racial, passou a formar educadores envolvidos com comunidades quilombolas. Em outubro, a Secult realizou o I Encontro Estadual de Culturas Populares e Identitárias, em parceria com o Ministério da Cultura e Fábrica Cultural.

“Para esse governo, a cultura é vista como desenvolvimento e direito básico do cidadão, como preveem as constituições federal e estadual. Por ser uma produção de cada um e de todos, por ser um patrimônio coletivo, por ser a construção de valores, reconhecemos a diversidade cultural que alimenta a feição do humano como elemento de configuração de uma sociedade que se deseja plural e participativa”, afirmou o secretário Márcio Meirelles.

Diversidade de estilos e ritmos no Carnaval 2010

Muitas atrações se apresentaram nos três programas de promoção ao Carnaval, promovidos pela Secult. O Carnaval Pipoca, o Carnaval Ouro Negro e o Carnaval no Pelô atraíram uma multidão nos sete dias da festa. A programação contou ainda com a diversidade musical da Varanda Glauber, que marcou o início da revitalização do Carnaval na Praça Castro Alves.

Irdeb produz 7.546 programas e encara desafio da TV digital

O Irdeb fecha o ano de 2010 com uma marca histórica: a produção de 7.546 programas televisivos e radiofônicos. Somente na TVE Bahia, o total é de 1.546 programas realizados (1.103 produções e 443 co-produções). Na Educadora FM 107.5, a produção atinge pelo menos seis mil programas musicais comentados e programas jornalísticos, além de quatro radionovelas.

Mais secretarias municipais de Cultura

Mais de 83% dos municípios baianos aderiram ao Sistema Estadual de Cultura. Alguns já deram início à criação de unidades de cultura e elaboração dos seus planos.

Requalificação dos centros de cultura

Em 2010, a Secult efetivou importantes ações para a qualificação de espaços culturais da Bahia. Espaço Xisto e Cine-Teatro Lauro de Freitas são reabertos na próxima semana. 

Investimentos na preservação da história e memória

Através da Fundação Pedro Calmon, iniciativas reforçaram a importância da Bahia na história política brasileira, divulgando a memória do estado, em especial a saga do Dois de Julho, por meio de seminários, debates, lançamento de livros e materiais didáticos.

Sistema de patrimônio é ampliado

A educação patrimonial tocada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) se consolida no estado. Tombamento e registros protegem bens culturais e restaurações.