A beleza e o singelo dos presépios natalinos podem ser vistos, desta quarta-feira (15) até o final da primeira quinzena de janeiro de 2011, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, de terça a sexta-feira, das 14 às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 18h30. A abertura da exposição será às 17h30.

Mantendo a tradição de encerrar as suas atividades do ano com a mostra dos Presépios Natalinos, o MAB oferece ao visitante a oportunidade de conhecer, por exemplo, uma Sagrada Família em barro cozido e policromado de origem portuguesa da segunda metade do século 18, que reúne Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus e os Pastores.

Outro magnífico conjunto de figuras esculpidas em barro em torno do Menino Jesus é de autoria do baiano Osmundo Teixeira. O trabalho do renomado ceramista se destaca pela apurada técnica e estilo. As imagens barrocas surpreendem pela delicadeza de detalhes e pela elegância das formas com as quais o artista itabunense dá vida à Sagrada Família, aos Reis Magos, aos camponeses e animais, além do esmero na confecção da coroa de anjos rodeando o Espírito Santo.

Presépios de tradição popular também podem ser vistos na exposição do MAB como os de artesãos pernambucanos, do Recife e de Caruaru, com as suas tradicionais e pequenas figuras de barro muito coloridas, que realizam uma leitura pessoal e brasileira dos presépios natalinos.

A abertura da mostra contará com a participação do conjunto de música de Câmera, Quadro Solar, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que executará um repertório que vai do erudito ao popular. O quarteto é formado pelos músicos Mário Gonçalves (violino), Laura Jordão (viola), Cândida Lobão (violoncelo) e Andréa Bandeira (flauta).