Moradores da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, a 410 quilômetros de Salvador, comemoram nesta sexta-feira (17) o 40º aniversário da Casa Afrânio Peixoto e o 134º aniversário do patrono da instituição, que nasceu no município no dia 18 de dezembro de 1876.

Para marcar a data, a direção da Casa vem promovendo, desde o início deste mês, uma ampla programação cultural que inclui atividades artísticas, literárias, musicais, exposições de artes plásticas, espetáculos teatrais, debates, palestras, seminários e manifestações populares.

O ponto alto das comemorações acontece a partir das 16h desta sexta-feira, com a realização do projeto "Encontro com o Escritor”, tendo como convidada especial a poetisa Antonia Queiroz, além da participação dos poetas Antonio Carlos, Marivalda Conceição e Natália Rufinu e intelectuais da região.

Programação
Ainda na sexta-feira, às 18h30, haverá uma homenagem especial em memória do educador e político baiano Afrânio Peixoto, com a apresentação da Lyra Phylarmônica Popular de Lençóis, que tocará o “Parabéns a você” e músicas tradicionais. Às 20h, no Santuário Senhor Bom Jesus dos Passos, será celebrada uma missa em memória do homenageado, a pedido de Francisca Faria Peixoto, viúva do escritor.

Promovidas pela Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), as atividades prosseguirão até o próximo dia 23, com uma programação que envolve atividades culturais, acadêmicas e, entre outras, visita de estudantes e pesquisadores ao memorial.

A programação será encerrada no dia 23 de dezembro, com o projeto “Natal Sem Fome”, parceria da Casa Afrânio Peixoto com 42ª Companhia Independente da Polícia Militar para arrecadação de alimentos e roupas na zona rural.

Público variado 
Ao longo do ano, a Casa Afrânio Peixoto recebeu mais de nove mil pessoas, que foram consultar o acervo bibliográfico, documental e museológico, que pertenceu ao ilustre baiano e foi doado à entidade pela viúva do homenageado.

Segundo Sueli Seixas, diretora da Biblioteca, o público que frequenta a Casa Afrânio Pessoa abrange todas as faixas etárias, desde crianças, jovens, adultos e idosos. “Há uma importante participação da comunidade nas atividades e serviços oferecidos pela Casa, como, também, com apresentação de grupos de dança e teatro, fazendo com que os lençoenses se sintam muito orgulhosos da Casa Afrânio Peixoto”, destacou Seixas.

A Casa Afrânio Peixoto foi inaugurada em 1970, na cidade de Lençóis, por iniciativa do escritor Fernando Sales, que fez um memorial em homenagem ao médico, escritor, educador e político baiano Afrânio Peixoto, incluindo em seu acervo, objetos pessoais e documentos que mostram a importância do escritor.

Desde 1994, a instituição está ligada à Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia. Em 2008, a Casa Afrânio Peixoto ganhou um auditório com capacidade para 100 pessoas, onde são promovidos conferências, debates, exibição de filmes e outras atividades culturais. Confira a programação completa no site da FPC.