Genaro de Carvalho (1926-1971), um dos mais importantes artistas baianos e precursores do Modernismo no estado, ganha uma grande retrospectiva sobre sua obra no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, a partir desta sexta-feira (3), às 19h.

A exposição "Genaro de Carvalho – De Memória: uma Retrospectiva", que tem organização geral de Nair de Carvalho, curadoria de Alejandra Muñoz e realização da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Dimus/Ipac), tem como objetivo não apenas homenagear este grande artista, mas, principalmente, apresentar a obra de Genaro, em toda a sua riqueza, para as novas gerações.

Reconhecido nacional e internacionalmente por suas pinturas, desenhos e murais, Genaro deu à tapeçaria um novo status, elevando-a à condição de obra de arte. O que tornou-lhe fundador da moderna tapeçaria brasileira.

Ele produziu ainda estampas, figurinos, sapatos, objetos de design e móveis, que, pela primeira vez, estarão ao lado de algumas das suas principais obras, montando um panorama completo de sua trajetória, com cerca de 70 peças em exposição até 13 de fevereiro de 2011.