No terceiro dia do Natal Remix (sexta-feira – 17) dois sanfoneiros de muito talento e pouca visibilidade se apresentam no Pelourinho, a partir das 18h30 – Livia Mattos e Toninho Ferragutti. Eles foram escolhidos a dedo pela produção do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), para as comemorações natalinas do Centro Histórico, na Praça das Artes.

Artistas
Livia Mattos é sanfoneira, compositora, cantora e circense. Sua trajetória na música começou quando fundou uma banda feminina de forró, em Salvador, com a qual realizou turnês pelo interior da Bahia. Em 2008, participou de shows de artistas como Dominguinhos, além do seu CD demonstrativo (demo) ter sido produzido por Oswaldinho do Acordeom, com oito faixas, sendo seis delas composições da própria cantora.

Depois disso, Livia foi convidada a participar do Projeto Prata da Casa, no Sesc Pompeia, São Paulo, em abril de 2009, no qual teve a oportunidade de estrear o ‘Fica, Vai….’. Ela também acompanha outros grupos e artistas como instrumentista. Um deles, o músico Chico César, com quem tem realizado shows pelo Brasil, atuando em um grupo de choro com músicos baianos. Sobre o Natal Remix, Livia diz ser muito bom existir “projetos interessados em interações artísticas, em buscas e em nuances da nossa música”.

Toninho Ferragutti, que gravou o álbum ‘Nem Sol, Nem Lua’, com 11 canções de sua autoria, é mestre do acordeom e também compõe suas próprias músicas. A faixa de abertura do CD, ‘Na Sombra da Asa Branca’, foi feita por ele, além de outras, a exemplo de ‘Migo’, que possui traços da bossa nova.

Para Toninho, sua participação no Natal Remix caiu como uma luva. “Embora a música que faço seja popular, ela precisa de um espaço e esse festival celebra a diversidade cultural”. O Quinteto de Cordas da Paraíba faz uma participação no show de Toninho.