O município de Nova Viçosa recebe no próximo sábado (11) o espetáculo “Estão Voltando as Flores”, que será apresentado a partir das 20 horas no Centro de Treinamento de Professores. A promoção faz parte do Projeto ‘As Flores pela Bahia’, ano II, que leva a Companhia de Dança Contemporânea Tran Chan a municípios do interior do estado que ainda não receberam a equipe.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e dá continuidade à difusão da estética do grupo, afirmando a formação de plateia e o aprimoramento técnico de bailarinos, coreógrafos, professores de dança, teatro e técnicos do interior do estado. O espetáculo é aberto ao público.

Vencedora do Prêmio ‘Ninho Reis’, edital de circulação da Funceb/Secult/BA, além do espetáculo, a Companhia Tran Chan realizará duas oficinas em Nova Viçosa, uma de Dança Contemporânea, na próxima sexta-feira (10), das 9 às 13 horas, voltada para a composição coreográfica e preparação corporal, fazendo com que o corpo entre em ação e experimente a lógica do tratamento da estética Tran Chan.

A outra oficina será de Operação de Som e pretende introduzir o reconhecimento de material, montagem, desmontagem e introdução à operação de som e acontece no sábado (11), das 14 às 18 horas.

Os participantes também poderão acompanhar o processo de montagem e ensaio geral de espetáculo. No total, serão 20 vagas para a Oficina de Dança e 10 vagas para a Oficina de Som. Os interessados poderão fazer a inscrição na Secretaria da Educação e Cultura de Nova Viçosa ou realizar contato pelo e-mail raquelgcultura@gmail.com.

A Era do Rádio – “Estão voltando as flores” é ambientado nas décadas de 40 e 50, quando o Rádio – principal veículo de comunicação de massa da época – tinha um papel fundamental no cotidiano das famílias brasileiras.

Nesse período, conhecido como “A Era do Rádio”, aconteceu a “Época de Ouro” da música popular brasileira, marcada pelos programas de auditório. Eram as flores as cantoras Linda e Dircinha Baptista, Emilinha Borba e Marlene, que se destacaram por suas marchinhas carnavalescas, carregadas de alegria e espírito de carnaval brincante, Carmélia Alves – a rainha do baião – e ainda Dolores Duran, Nora Ney, Isaurinha Garcia, Dalva de Oliveira e Ângela Maria, que com suas canções construíram um universo feminino romântico, melancólico, nostálgico e dramático.

No elenco do espetáculo estão as flores Cyça Lópes, Karina Ferro, Leila Gomes, Lulu Pugliesi e Sissi de Melo, com direção de Karina Ferro e Karime Nivoloni.