Os integrantes do Comitê do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) se reuniram, nesta terça-feira (7), às 9h, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para escolher os vencedores da segunda edição do Prêmio Cosme de Farias, que contou com 97 experiências inscritas entre educadores, prefeituras e instituições parceiras do Topa. Os nomes dos premiados serão divulgados durante a cerimônia de Certificação Topa, nesta sexta (10), às 18h, na área externa da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“A ideia da premiação é destacar experiências inovadoras no processo de alfabetização, no intuito de que sirvam de instrumento de estímulo e mobilização da sociedade na continuidade das novas etapas do programa”, ressalta o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Ele afirma ainda que o Topa deixou de ser um programa de governo para se transformar em um programa que mobiliza toda a sociedade baiana. “Contamos com uma grande participação dos municípios e também de entidades da sociedade civil organizada”.

Serão premiados aqueles que se destacaram durante a execução do programa, em cinco categorias, de acordo com o Decreto 10.340/2007. O Comitê do Topa, formado por 15 representantes da sociedade civil, escolheram os vencedores nas categorias ‘Município’, ‘Entidade da Sociedade Civil’, ‘Alfabetizador’, ‘Coordenador de Turma’ e ‘Tradutor-intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libra)’. Os primeiros colocados de cada categoria receberão, respectivamente, R$ 40 mil, R$ 20 mil, R$ 10 mil, R$ 5 mil.

Integrante do Comitê, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Aylana Barbalho, considera importante existir um prêmio que fomente as boas práticas do ponto de vista de uma intervenção pedagógica, que possa se mostrar efetiva no processo de alfabetização. “O prêmio é mais um importante estímulo para fomentar essa ação. Além disso, contribui para fortalecer a autoestima de todos os envolvidos no processo, pois reconhece o esforço de cada um”.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Martiniano Costa, que também integra o Comitê, considerou a escolha difícil. “Todas as pessoas que conseguiram passar por este pente fino são dignas de receber o prêmio. Foi uma decisão difícil. Por isso, tivemos que estabelecer critérios. Mas, todos que chegaram até aqui podem sentir-se premiados”. Ele destaca ainda que, mais do que a recompensa financeira, o Topa premia a vocação, a dedicação e o compromisso de cada um em erradicar o analfabetismo.

Homenagem
O Prêmio faz uma homenagem a um nome reconhecido por lutar em causas populares e no combate ao analfabetismo. Entre os trabalhos desenvolvidos por Cosme de Farias, está a criação da Campanha do ABC, distribuindo milhares de cartilhas no País, em 1892, no início da República do Brasil, quando ainda tinha 14 anos. Já em 1915, criou a Liga contra o Analfabetismo e ainda quase 200 escolas para alfabetização de jovens e adultos, que manteve durante 60 anos.

Membros do Comitê
Aylana Alves dos Santos Gazar Barbalho – Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE)
Antonio Joaquim Bastos da Silva – Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz
Carlos Alberto Matos Vieira Lima – Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia