O prazo para o encerramento das matrículas para a quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) termina no dia 31 de janeiro de 2011. Os interessados devem se dirigir às secretarias municipais de Educação ou às Diretorias Regionais de Educação (Direc) para garantir a vaga. O início das aulas está previsto para o mês de março. A meta da Secretaria da Educação da Bahia é de matricular 300 mil alunos.

Até o momento, o Topa já alfabetizou 751 mil jovens acima de 15 anos, adultos ou idosos e tem outros 185.260 em sala de aula. Estes números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do País. O programa está presente em 407 municípios por meio de parceria com 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos sociais e sindicais.

O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar no monitoramento do programa visando melhorar cada vez mais a qualidade”, destaca a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.