A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) entregou, nesta quarta-feira (15), no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), certificado aos participantes da primeira turma de conclusão do curso de Gestão Esportiva. Foram qualificados para elaboração de projetos e gestão esportiva, dirigentes de associações, presidentes de federações, secretários municipais de Esportes e profissionais da imprensa.

Entre os 60 participantes, o presidente do Fluminense Futebol Clube, da cidade de Feira de Santana, Luisinho Paolilo, que comemorou o diploma com muita alegria e satisfação. “Esse curso será de muita valia para a minha gestão à frente dos ‘Touros do Sertão’. Tenho a certeza de que poderei colocar em prática, na minha administração, tudo o que eu aprendi em sala de aula”. Com extensão universitária, o curso exigiu dos concluintes trabalhos acadêmicos individuais ou em grupos.

“Estamos qualificando esses líderes do esporte para a elaboração de projetos sociais visando à preparação da Bahia para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, ressaltou o professor Antônio Pitágoras, coordenador do curso pela Uneb. A ação do Governo do Estado é um projeto extensionista da Uneb, com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad).

A primeira turma, iniciada em outubro, seguiu com atividades até este mês, completando a carga de 160 horas/aulas, realizadas no Departamento de Ciências da Vida (DCV), do Campus I da instituição, na capital.

Profissionalismo 
O professor Ney Santos (Sudesb) disse que além das disciplinas normais, alguns tópicos especiais foram abertos para abordagens coletivas como Psicologia Esportiva, Paradesporto e Mídia. “A ideia da Sudesb foi a de oferecer ferramentas para que essas pessoas possam mudar o perfil da gestão esportiva no estado nos próximos anos”.

Givanilson Muniz, responsável pelos Jogos Comunitários da Bahia (Jocomba), considerou sua participação no curso de fundamental importância para o trabalho que realiza com companheiros no bairro de Cajazeiras. “A partir de agora, vamos usar as técnicas para conduzir os nossos projetos com mais profissionalismo”. Almir Pinto, ex-preparador físico, pós-graduado em Marketing Esportivo, destacou o alto nível da iniciativa. “Tivemos disciplinas que deram total embasamento para elaboração de projetos, captação de recursos, organização, planejamento e direção esportiva”.

O jornalista Marcelo Santana, do Correio e da Rádio CBN Salvador, avaliou o curso como valioso para suas futuras pretensões profissionais. “Ele nos ofereceu uma percepção mais profissional do esporte como negócio. Aprendemos que o esporte tem que ser trabalhado como produto para ser bem aceito pelas pessoas interessadas”.

O coordenador de Esportes da Setre, Marcos Pimentel, disse que o curso preencheu uma lacuna, ao qualificar pessoas, que a partir dos conhecimentos adquiridos, poderão realizar melhor as suas tarefas no setor. O projeto prevê a criação de novas turmas nos campi da Uneb do interior do estado. “A ideia é regionalizar o curso para qualificar gestores em todo o estado, apoiando o desenvolvimento de novos atletas”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô).

A informação foi corroborada pelo reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentin, e Elias Dourado, chefe de gabinete da Setre, que representou o secretário Nilton Vasconcelos. Na solenidade também estava presente a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori.