Os dois primeiros barcos das 35 embarcações que participam do Rallye Îles Du Soleil estarão atracando no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, na manhã e na tarde desta sexta-feira (17). Os demais devem atingir as águas da capital baiana no próximo sábado (18).

Com um percurso inovador, a 17ª edição do cruzeiro iniciou a jornada internacional em outubro deste ano, na Ilha da Madeira, com destino inicial a Dakhla, no Marrocos, aonde chegaram em novembro. O rali náutico tem como característica embarcações com tripulação integrada por amigos e familiares, que levam juntos cerca de seis meses viajando.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que, desde 2007, acolhe diversas regatas e cruzeiros em território baiano. Esta é a nona regata internacional deste período.

Depois que deixaram Marrocos, as embarcações passaram pelo Senegal e pelo Cabo Verde, de onde partiram para o Brasil. Para chegar a Salvador, os barcos estão percorrendo cerca de 3.670 milhas de viagem.

Da capital baiana, a flotilha partirá para João Pessoa (PB), passando também por Fernando de Noronha (PE) e Fortaleza (CE), fechando o percurso no Pará, onde os velejadores atracarão em vários municípios, incluindo a capital, Belém. Ao final da jornada, os barcos retornarão para a Guiana Francesa.

Este ano todos os barcos têm mais de 40 pés, sendo que não há limite mínimo quanto ao tamanho da embarcação. A taxa de inscrição para os inscritos no evento custou 6 mil euros por barco. Os tripulantes têm apoio náutico em cada escala, além de grande interação com a cultura local.

O turismo náutico vem gerando benefícios para a Bahia, em termos de ganhos financeiros. Na última vinda da flotilha para Salvador, mais de R$ 1 milhão foram deixados no Estado, além da geração de diversos empregos temporários.