Todos os barcos da 17ª edição do Rallye Iles du Soleil, primeiro cruzeiro internacional a ter como um dos destinos Salvador, já chegaram ao Terminal Náutico da Bahia. Para cruzar o Atlântico até Salvador, foram percorridas 3.670 milhas. Sob sol forte, os tripulantes do catamarã Caipirinha, último a chegar às águas da Baía de Todos-os-Santos, foram recebidos pelas baianas com fitas do Senhor do Bonfim.

A jornada começou em outubro, quando as embarcações partiram da Ilha da Madeira, Dakhla, Senegal e Cabo Verde, até chegar ao Brasil. O evento tem a parceria do governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que vem apoiando desde 2007 eventos náuticos.

De Salvador, a flotilha vai para João Pessoa (PB), Fernando de Noronha (PE), Fortaleza (CE), fechando o percurso em Belém (PA). Ao final da jornada, ela retorna para a França.

Para o francês Nicolas, organizador do evento, os velejadores estrangeiros movimentam o turismo e a economia local. “Eles gostam de passear pelo Pelourinho e de navegar pela Baía de Camamu, Rio Paraguaçu e Morro de São Paulo”.