Durante Sessão Especial realizada, nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a secretária-chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Cella Dal Chiavon, recebeu o título de Cidadã Baiana, honraria concedida a pessoas que possuem relevantes serviços prestados à população.

“Ela possui todos os méritos para receber esse título. É uma importante articuladora das políticas da Bahia com o governo federal. Posso destacar a participação efetiva da secretária Eva na captação de recursos do PAC para o estado”, declarou a autora da homenagem, a deputada estadual Maria Luiza Laudano. A parlamentar disse ainda que “favoreceu o clima de diálogo fértil no governo”, e citou a participação da Casa Civil em outros programas como o Minha Casa, Minha Vida.

Casada e mãe de três filhos, Eva Chiavon é engenheira sanitária, pós-graduada em Saúde Pública, especialista em Planejamento Estratégico Público Participativo, tendo ampliado a atuação em gestão pública com trabalhos à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário de Habitação de Chapecó (SC). Antes de se mudar para a Bahia, viveu em Brasília, onde ocupou cargos executivos na Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República e no Ministério do Trabalho e Emprego.

Emocionada, Eva Chiavon, como é conhecida, dividiu a homenagem com colegas e familiares. No discurso, ainda com a voz embargada, a secretária disse que “ninguém é bom sozinho. Quero agradecer a todos do governo. Aos secretários, à minha equipe da Casa Civil, aos meus filhos e ao meu esposo, com quem convivo há 27 anos e compartilho meus sonhos de fazer um mundo melhor”.

A sessão especial foi prestigiada por familiares, amigos, prefeitos, secretários de Estado, entre outras lideranças políticas. Sobre a vida pública, a secretária da Casa Civil ressalta a dedicação como um dos fatores primordiais. “O exercício da política, no Poder Executivo, sobretudo, é algo que deve ser feito como uma missão nobre. A minha vinda para a Bahia foi motivada pela forma que o governador Jaques Wagner conduz os trabalhos”.

Eva Chiavon também se declarou grata por fazer parte de um projeto político que levou água para aproximadamente dois milhões de pessoas, reduziu o analfabetismo, ampliou a infraestrutura habitacional (onde o Estado da Bahia é recorde em contratações) e contribuiu para que 1,3 milhão de pessoas saísse da condição de pobreza e que outras 1,8 milhão da situação de insegurança alimentar e gozasse do status de segurança.

Na ocasião, o governador afirmou que “Eva tem um papel fundamental no governo, importante pelas relações em Brasília. Todos os secretários aqui merecem uma homenagem como esta, mas pela particularidade de mudar de casa, sair com filhos pequenos, na juventude, ter que construir novas amizades, novas equipes, quero dizer que esta homenagem é mais do que válida”.