A assinatura de Termo de Cooperação de Serviços Especializados entre a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), por meio da Polícia Militar, e a Infraero marcaram, nesta quarta-feira (29), na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, as comemorações pelos 116 anos de criação do Corpo de Bombeiros. Pelo convênio, a Infraero disponibiliza uma estrutura com equipamentos especializados e apropriados no combate a incêndios e o Corpo de Bombeiros capacita os profissionais para atendimento em caso de acidentes aéreos.

Durante a solenidade também houve entrega da ‘Medalha Conselheiro Almeida Couto’ a 18 personalidades baianas civis e militares que contribuíram para o dia a dia dos trabalhos da corporação, e o tradicional desfile de militares e dos cães utilizados em salvamentos.

Um dos homenageados foi o assessor geral de Comunicação Social do Governo do Estado, Robinson Almeida. “Nós, do governo, temos desenvolvido uma parceria para melhorar cada vez mais a imagem do Corpo de Bombeiros, auxiliando-o em prol da vida do povo baiano. É uma honra ter sido homenageado por uma instituição centenária”.

Para outro civil homenageado, o jornalista e radialista da capital, José Osvaldo Alves, “os homens do Corpo de Bombeiros são verdadeiros heróis. Se tem alguém preso num elevador, afogando ou num incêndio, sempre acionam os Bombeiros. Eles merecem ser aplaudidos”. Os capitães PM Cesar Ricardo e Wolney Anderson e os sargentos PM Ivan Paulo e Mamédio Macedo, todos do Grupamento Aéreo (Graer), também receberam a medalha pelos trabalhos de alto risco realizados para conter incêndios.

“É importante esse reconhecimento aos nossos policiais militares. Em quatro anos registramos 182 vítimas socorridas”, disse o capitão Cesar Ricardo, que participou dos trabalhos de salvamento no incêndio urbano ocorrido este mês na Baixa dos Sapateiros, onde, segundo ele, as labaredas alcançaram o último andar do edifício.

Prestígio 
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dalton da Silva Barbosa, 2.143 bombeiros estão distribuídos em 15 grupamentos distribuídos em todas as regiões do estado. Em meados da década de 80, a Corporação passou a fazer parte oficialmente da estrutura da Polícia Militar da Bahia. Atualmente, com status de comando, também atua na prevenção de acidentes nos principais aeroportos da Bahia, a exemplo de Salvador, Ilhéus e Paulo Afonso.

O comandante-geral da PM da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, lembrou que o Corpo de Bombeiros está entre as instituições de segurança pública que mais gozam de prestígio no mundo inteiro. “Estamos buscando aprimorar. É importante que as pessoas tenham ideia do potencial desses homens e mulheres. Aliado a tudo isso estamos em processo de licitação para adquirir carros ABS e ABT, roupas de aproximação, capacetes, além de capacitá-los”.