Para discutir a sustentabilidade urbana por meio de troca de experiências, foi realizado na manhã desta segunda-feira (6), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o Fórum Sueco-Brasileiro para Promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Além da comitiva sueca, o SymbioCity – marca comercial que reflete o conhecimento e a experiência com relação à abordagem sueca para a sustentabilidade – reuniu representantes do poder público da Bahia e empresários.

Segundo o primeiro-secretário da Embaixada da Suécia no Brasil, Mikael Stahl, questões relacionadas ao meio ambiente estão no foco das discussões. “A Suécia procura parcerias com os estados brasileiros dentro da plataforma SymbioCity. Uma abordagem de assuntos de transporte, energia, infraestrutra, tratamento da água, do lixo. Todas as questões que os municípios afrontam hoje em dia. Os mesmos desafios da Suécia têm no Brasil. O Brasil é um bom parceiro da Suécia. Temos uma larga cooperação política nesses assuntos”.

Um dos vice-presidentes da Fieb, Emmanuel Maluf, afirmou que o setor industrial baiano já desenvolve projetos de sustentabilidade que podem contribuir com as discussões. “Sustentabilidade é um assunto do mundo que envolve toda a sociedade. Sentimo-nos honrados com essa oportunidade, principalmente por partir de um país de primeiro mundo, que coloca a Bahia num dos focos. Todas as ações voltadas aos sindicatos da Bahia e à produção estão associadas à sustentabilidade”.

O superintendente de Comércio e Serviços, Adhvan Furtado, representou a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) no SymbioCity. Ele apresentou alguns dados da economia baiana. “A Bahia cresce acima da taxa média brasileira e puxamos o Nordeste, que é a região brasileira que mais cresce. Esses índices representam uma economia pujante no agronegócio, na petroquímica, na área de metalmecânica, mineração e no setor de serviços, em especial na construção civil. Temos um dinamismo grande no consumo de novos produtos e serviços, e isso tem feito com que a Bahia bata recordes na geração de emprego”.

Parque Tecnológico
O representante da Sicm falou também dos desafios do Estado em promover desenvolvimento econômico atrelado ao desenvolvimento social e à sustentabilidade ambiental. “Crescimento acelerado significa que nossos desafios devem ser superados com mais velocidade. Para isso é necessário o apoio das empresas, dos governos, das universidades. Quero chamar a atenção para o Parque Tecnológico, que deve entrar em operação no próximo ano. Acredito que tem grande relação com a discussão de hoje”.

Depois de Salvador, a delegação sueca segue para Recife e Fortaleza. “É um road show no Nordeste do Brasil. Já fizemos isso em São Paulo, Rio de janeiro e Brasília. Uma série onde procuramos parcerias com as federações das indústrias, prefeituras e governos estaduais”, finaliza Mikael Stahl.