A visita nesta sexta-feira (10) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ilhéus, no Sul do Estado, para a assinatura da ordem de serviço das obras da Ferrovia Oeste-Leste, representa um marco para a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). O diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, participou da cerimônia da assinatura da ordem de serviço.

A concessionária pretende investir cerca de R$ 165 milhões nos próximos três anos, sendo que, deste total, R$ 64 milhões estão previstos para construção de infraestrutura e ampliação da rede distribuidora no Sul e Extremo Sul do Estado.

Os novos investimentos nas regiões abrem caminho para que a companhia estabeleça presença no Complexo Intermodal Porto Sul, que compreende o Porto, a Ferrovia Oeste-Leste, o Aeroporto Internacional de Ilhéus e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

Plano de expansão
O uso do gás natural, um energético limpo e mais competitivo economicamente, terá um papel fundamental na atração de novos investimentos para o Estado.

“Hoje, o grande desafio da Bahiagás é a interiorização do gás natural, levando-o a centros dinâmicos da economia baiana, atendendo às necessidades apresentadas no plano do Governo do Estado, de desenvolvimento com desconcentração econômica”, observa Magalhães.

Davidson Magalhães acrescenta ainda que a chegada ao Sul e Extremo Sul do Estado se insere nos planos de expansão da companhia, que, de acordo com o planejamento estratégico para os próximos três anos, deve chegar a um total de 45 municípios baianos, ante 17 municípios atendidos atualmente.

“Estamos expandindo nossa atuação. Já chegamos ao Sul e, em 2011, chegaremos ao Extremo Sul, e já estamos nos preparando para atingir o Sudoeste, o Oeste, a fim de atender às áreas de produção de grãos e de produção mineral. Nosso objetivo é tornar, cada vez mais, o gás natural um instrumento de beneficiamento e de facilitação do desenvolvimento econômico do Estado”.

A Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, é uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado, e vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A empresa é a maior distribuidora de gás do Norte-Nordeste, possuindo mais de 50% do mercado regional e ocupando a quarta posição no país em volume de gás distribuído, ficando atrás apenas das companhias do Rio de Janeiro e São Paulo.