A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) está entre os dez finalistas do Prêmio de Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público. A empresa disputou com 110 inscritos, com o trabalho “Sistematização das Ações Sociais no Saneamento Rural”.

A implantação da sistematização das ações sociais no saneamento rural surgiu a partir de 2007, durante a elaboração do planejamento estratégico da Cerb. No passado, a empresa só trabalhava com as comunidades rurais atendidas pelos órgãos financiadores, deixando uma grande parcela da população rural sem nenhum tipo de ação social relacionada ao saneamento. A partir desde governo, práticas de cunho social foram desenvolvidas com o objetivo de mobilizar as comunidades, capacitando-as para uma gestão adequada dos sistemas de abastecimento de água construídos na zona rural dispersa e operados pelas próprias comunidades.

Para Bento Ribeiro Filho, presidente da Cerb, essa prática hoje utilizada pela empresa permite um atendimento pleno com informações sobre a utilização racional dos recursos hídricos, contribuindo para que os sistemas de abastecimento de água implantados alcancem a sustentabilidade esperada. Hoje a empresa desenvolve atividades através do Departamento de Ações Sociais (DEAS) que englobam as vertentes de educação ambiental e organização comunitária.