Os 40 gestores municipais de meio ambiente, alunos da especialização em Gestão Ambiental Compartilhada e Governança Pública, formados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), receberam na última sexta-feira (17) o certificado de conclusão do curso, em cerimônia realizada no próprio órgão.

A capacitação faz parte do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e visa fortalecer a gestão ambiental da Bahia, através da cooperação entre os sistemas estadual e municipal do meio ambiente. O curso contou ainda com a parceria educativa do Serviço Nacional da Indústria (Senai/Cetind) e o apoio da Coelba, Petrobras e Votorantim.

Segundo a superintendente de Políticas para a Sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, a especialização é importante, “pois permite que o gestor municipal amplie seu compromisso com a área ambiental pública e aprofunde o poder de pertencimento com sua região, o que resultará em profissionais do setor público comprometidos”.

Com duração de um ano e meio e carga de 420 horas, o curso abordou temas como governança pública, gestão dos setores de saneamento e saúde pública e metodologia do trabalho científico. Para a conclusão da especialização, cada gestor elaborou um projeto ambiental contendo um diagnóstico detalhado sobre o seu município, com levantamento da preservação das áreas e traçando ações ambientais a serem desenvolvidas no município.

“Em minha opinião, a especialização garantiu formação técnica para uma turma composta por pessoas de diversos níveis de conhecimento, oriundas das mais variadas realidades e, mesmo assim, os professores conseguiram nivelar os ensinamentos”, disse um dos formandos do curso, o diretor de Educação Sanitária Ambiental de Lauro de Freitas, Eugênio Badaró.

No projeto de conclusão, Badaró elaborou um diagnóstico da realidade ambiental de Lauro de Freitas, expondo algumas das ações executadas no município e traçando outras que podem ser desenvolvidas para evitar futuros problemas ambientais. Ele explicou que Lauro de Freitas é a terceira cidade que mais cresceu no estado nos últimos dez anos e sofre com o crescimento populacional e os investimentos no setor imobiliário.

“Procuramos antecipar os problemas ambientais, não esperamos eles acontecerem”, afirmou Badaró, justificando alguns dos investimentos do município em ações preventivas, tendo como ferramenta a educação ambiental de forma transversal em todas as ações públicas.

A formanda Stela Guimarães Alves, assessora do prefeito de Livramento, ressaltou que o conhecimento adquirido na capacitação é de extrema importância para a criação da Secretaria do Meio Ambiente no município e formalizar aspectos necessários para implantação do programa de gestão ambiental compartilhada. “Saio daqui com todo conhecimento necessário para ajudar meu município a fortalecer a questão ambiental”.