Diversos pescadores baianos poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir do Natal. Os profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos para ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto-mar.

As aulas são resultado de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Bahia Pesca, autarquia da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri). “Esta é apenas a primeira turma, com 16 alunos. As aulas começaram na segunda-feira (6) e vão até o dia 23. Em seguida, abriremos vagas para outros pescadores”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que participou da aula inaugural.

O curso tem duração de 100 horas e o conhecimento adquirido servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a autoestima dos pescadores, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras.

“Em Bananeiras (na Ilha de Maré) não tem nenhum mecânico. Então, quando um motor quebra, a gente fica sem poder sair pra pescar e ainda tem de pagar alguém pra resolver. Agora, eu mesmo vou colocar a mão na massa”, diz o pescador Paulo Sérgio, 25 anos. Além dele, a turma tem pescadores de Santa Cruz de Cabrália, Canavieiras, Prado, Cumuruxatiba, Remanso e Sobradinho.