Nada de céu tão azul neste fim de semana. Entre esta sexta-feira e domingo (10 a 12), a maior parte da Bahia estará sob a influência da umidade vinda da região amazônica, que associada ao calor, contribuirá para intensificar a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.

Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), essa mesma condição meteorológica deverá influenciar o tempo nas regiões Norte, Nordeste e Recôncavo (incluindo Salvador e Região Metropolitana), deixando o céu com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas fracas, por vezes moderadas em áreas isoladas.

As chuvas (intensidade variando de fraca a moderada) também atingem as regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul. Em algumas localidades destas áreas, há uma expectativa de que as chuvas sejam de intensidade forte.

As temperaturas máximas do Estado deverão ficar em torno dos 33°C nos setores norte e nordeste, enquanto que as mínimas (em torno de 21°C) serão observadas nas localidades mais elevadas, como as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste do Estado.

Maré

A elevação das marés deverá oscilar entre 1,4 e 2,1 metros (maré alta) em torno das 7h e 19h, e entre 0,5 e 0,9 metro (maré baixa) em torno da 1h e das 13h. Em toda a faixa litorânea da Bahia, a agitação das ondas será de intensidade fraca e a altura média em torno de dois metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), durante este período, deverão variar entre as categorias de intensidade muito alta e extrema (com índices oscilando entre 10 e 13) em toda a Região Nordeste do Brasil. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda evitar exposição excessiva à radiação solar entre 10 e 16h, usar protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Essas ações são essenciais para evitar danos à pele e aos olhos.