O centenário da Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, em Salvador, está sendo marcado por importantes ações do poder público que contemplam usuários e profissionais de saúde. Nesta terça-feira (7), foi inaugurada na maternidade uma unidade de telessaúde da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e funcionários da instituição participaram do evento. Trata-se de um núcleo que utiliza recursos audiovisuais para promover assistência, educação e pesquisa em saúde.

O sistema é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “O objetivo principal é colocar uma estrutura de alta velocidade para a comunicação entre todos os hospitais universitários e de ensino no país. Através dessa infraestrutura de alta comunicação, os núcleos de telemedicina que são criados nesses hospitais podem praticar pesquisas colaborativas com todas as instituições do país e do mundo, e fazer educação a distância, principalmente remota”, disse o coordenador da Rute, Luiz Ary Messina.

Na Bahia, a unidade de telemedicina é apoiada pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Segundo Solla, é uma parceria importante da universidade com o Sistema Único de Saúde (SUS) que vai prestar oportunidades de atualização, capacitação, fortalecimento das equipes que atuam nessas unidades. “É uma tecnologia que vai contribuir muito para a educação permanente, para a qualificação dos profissionais de saúde e, com certeza, vai refletir na qualidade da assistência prestada através das unidades do SUS no nosso estado”.

A outra unidade de telemedicina na Bahia funciona há aproximadamente dois anos no Hospital Edgard Santos (Clínicas). Graças à tecnologia, médicos e demais colaboradores podem trocar experiências e repassar orientações em tempo real.

Instituto da Saúde da Mulher e da Criança

A reitora da Ufba, Dora Leal, citou outra medida importante que integra as comemorações dos 100 anos de funcionamento da Climério de Oliveira, que é a primeira maternidade-escola construída no Brasil e se configurou como Maternidade da Bahia em 1909, sendo inaugurada em 30 de outubro de 1910.

“Estamos num momento muito especial, que fortalece a comemoração do centenário da maternidade. Estamos vivendo a perspectiva de um novo Instituto da Saúde da Mulher e da Criança, que vamos construir com apoio do governo estadual”, declarou a reitora.

Mensalmente, são realizados cerca de 400 partos na Climério de Oliveira. A diretora da instituição, Mônica Neri, informou que a desapropriação do terreno, ao lado do prédio atual, é o primeiro passo para uma nova fase da maternidade.

“Conseguimos, através da Reitoria da Ufba e da Sesab, o apoio do governo estadual, que, sensibilizado com a causa, identificando a necessidade de uma assistência materno-infantil mais qualificada e reconhecendo o valor da maternidade junto à sociedade baiana, nos presenteou com um terreno ao lado para que possamos construir o nosso prédio. O projeto do instituto prevê assistência integral à criança e à mulher como um todo”, explicou a diretora.

Na oportunidade, o governador destacou a necessidade do planejamento familiar e cumprimentou os colaboradores que se dedicam para o bom desempenho das atividades da maternidade. “Espero que nos próximos quatro anos tenhamos o apoio da nossa presidenta e da bancada federal para conseguirmos o orçamento necessário para inaugurar o instituto e melhorar as condições de trabalho de vocês”.

Publicada às 9h50
Atualizada às 13h10