Tanto o homem quanto a mulher devem redobrar a atenção com a saúde ao atingir os 40 anos. Isso porque o risco de ambos desenvolverem doenças como câncer se torna comum a partir desta idade. Em pouco mais de um ano de criação, o Núcleo de Oncologia do Planserv observou que os tratamentos de maior representatividade são os de câncer de mama e de próstata.

Segundo o Núcleo, dos beneficiários em tratamento oncológico ambulatorial, aproximadamente 59% são pacientes com câncer de mama, totalizando 915 beneficiários. Em seguida, vem o câncer de próstata, com 16,12% dos casos (250 segurados sendo assistidos). O objetivo do Núcleo é fazer um acompanhamento para que o beneficiário receba um tratamento mais adequado. De janeiro a junho de 2010, a média mensal foi de 1.532 beneficiários assistidos em nível ambulatorial e 1.920 pedidos autorizados.

A criação do Núcleo de Oncologia possibilitou reformular os planos terapêuticos, mecanismos de informação sobre o tratamento dos beneficiários compartilhados entre o médico e o Planserv e a aquisição da autorização prévia. Com esta última ferramenta, pode-se inclusive evitar pagamento de tratamentos considerados experimentais e de patologias não-consideradas oncológicas ou onco-hematológicas, e também medicamentos e materiais desnecessários.

Atualmente, o Planserv conta com 16 prestadores em oncologia para o tratamento ambulatorial – Salvador (10), Itabuna (1), Vitória da Conquista (2), Jequié (1) e Feira de Santana (2). Todos os beneficiários que detectam presença de neoplasia passam a ser acompanhados mais de perto pelo Núcleo.