Ainda na briga para sediar a abertura da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, Salvador contou nesta segunda-feira (20) com mais um reforço, o Veículo de Apoio Tático (VAT), apresentado durante o Seminário de Segurança em Eventos Esportivos Internacionais, realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O encontro atende aos requisitos da Federação Internacional de Futebol na esfera da segurança pública, como acessibilidade, mobilidade, hospitalidade e capacitação. Considerado o último seminário de grande porte no estado este ano, de iniciativa da Polícia Militar e da Secretaria da Segurança Pública (SSP), visa não só a recepção da Copa 2014, mas a discussão da segurança em grandes eventos.

O VAT é um carro-comando doado pela Nordeste Segurança e tem um valor de R$ 300 a R$ 400 mil, dependendo da blindagem, mas custou apenas R$ 60 mil, porque foi projetado aproveitando materiais. Com capacidade para levar 11 pessoas, o veículo suporta tiros de fuzil 556 e 762, além de possuir freio de ar nas rodas traseiras e plataforma de observação.

Ele deve ser equipado com pistolas taser (elétricas), fuzis de precisão, ponto de referência com o grupo aéreo e munição química. “Vamos nos preparar por etapa. Temos um batalhão de choque, na Companhia de Operações Especiais (COE), com os melhores soldados. Atrás dele vem um suporte muito forte de homens treinados. O VAT não será um brinquedo e não será usado por ser usado”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas.

Segundo o comandante-geral, a busca é pelo aprimoramento, “com a intenção de atender à premissa dos direitos humanos, ou seja, com o menor número de pessoas vítimas de confronto”. Para isso, declarou, a tendência é ter mais profissionais capacitados e investimentos em novos equipamentos. E anunciou que daqui a alguns dias pode ser incorporado o Veículo Aéreo Não-Tripulado (Vant).

O VAT será utilizado em ocorrências de crise, onde houver a necessidade de aproximação de grupo tático embarcado em local de evento crítico, atendendo a critérios técnicos internacionais de segurança. A PM ainda está em fase de conclusão do modelo experimental, que só passará a compor a sua frota depois da avaliação técnica do comando da corporação.

Experiência baiana

O secretário-extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Ney Campello, disse que a Bahia já possui experiência em sediar grandes eventos internacionais, a exemplo da Stock Car, da última etapa do Mundial de Judô e da Conferência da ONU. “Portanto, a segurança exige maior cuidado, qualificação, visando assegurar a tranquilidade e a integridade daqueles que virão para Bahia. Tratar da segurança significa tratar do turista e dos que moram na Boa Terra”.

“A PM da Bahia exporta conhecimentos operacionais e é uma das mais preparadas do país. O Carnaval é uma operação que envolve dois milhões de pessoas e, no entanto, temos controle da situação, o que marca o reflexo do profissionalismo. Com o VAT, os policiais que estiverem sendo conduzidos podem entrar sem serem alvejados, até chegar ao seu objetivo”, afirmou o assessor regional da Nordeste Segurança, Wellington Muller.

Para o subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar de São Paulo, coronel José Maurício Perez, seu estado foi solicitado para apoiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública na elaboração de um plano para a Copa e para as Olimpíadas, além da criação de um centro de comando e controle integrado.

“O objetivo é unificar todas as forças de segurança, além do Detran, Samu, para que todos os agentes tenham um bom desempenho. Viemos buscar as melhores práticas de gestão, a exemplo do Carnaval da Bahia, com maior logística e planejamento de grandes eventos”, ressaltou Perez.