Representante do Movimento Fundo de Pasto, que reúne 506 comunidades e 90 mil famílias de agricultores rurais e pequenos produtores da região, Paulo Saulo sintetizou a importância do Centro Vocacional Tecnológico Territorial, inaugurado, nesta sexta-feira (10), em Senhor do Bonfim, município do Território do Piemonte Norte do Itapicuru. “Os pequenos produtores e a agricultura familiar da nossa região não tiveram até agora uma oportunidade como esta”.

Voltado para a ovinocaprinocultura e derivados da carne de ovinos e caprinos, o CVTT é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), em convênio com a prefeitura local. Trata-se do terceiro equipamento do gênero inaugurado na Bahia.

Em Senhor do Bonfim, o novo CVTT dinamizará um mercado que já virou referência nacional pela ótima qualidade do rebanho de ovinos e caprinos, que conta com um laboratório de genética para a melhoria dos animais. Ao entregar o Centro, o secretário Feliciano Tavares disse que o espaço “é uma casa de capacitação técnica e de educação em um município que já detém expertise em genética e preparo da carne”.

O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, afirmou que o CVTT, de forma dinâmica, poderá desenvolver a economia local e regional. De fato, o Centro beneficiará municípios da região como Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro, Jaguarari, Jussara, Pindobaçu, Filadélfia, Ponto Novo e Caldeirão Grande.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Ferreira do Nascimento, acredita que o CVTT impactará também na economia dos municípios mais pobres e carentes de políticas públicas da região. Presente na solenidade, a prefeita de Campo Formoso, Iraci Araújo, ressaltou que todos os municípios serão beneficiados com o novo Centro.

Secretário de Agricultura de Senhor do Bonfim e coordenador do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, Raimundo de Freitas Silva declarou que “é uma honra para o município receber um empreendimento de suma importância para toda a região”.

CVTT dispõe de modernos equipamentos

Construído com investimento de R$ 600 mil da Secti e a contrapartida de R$ 67 mil da Prefeitura de Senhor do Bonfim, a unidade dispõe de uma cozinha experimental, sala de refrigeração, de cortes de carnes e derivados, incubadora de empresas, recepção, além de salas para administração e videoconferência.

O novo equipamento, que hoje é visto como novidade para a população do município, já faz parte da rotina de trabalho dos produtores das cidades de Feira de Santana e Presidente Tancredo Neves. Nesses dois locais, o governo estadual construiu os CVTTs para o desenvolvimento da mecânica automotiva e para estimular a mandiocultura, respectivamente.

Publicada às 17h50
Atualizada às 20h10