O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) realizaram nos dias 29 e 30 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, o Encontro Baiano do Expresso Livre (EBA), quando foi discutido o uso de software livre nas empresas e corporações.

Patrocninado também pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e Comunidade Expresso, o encontro visou disseminar a ferramenta de comunicação ‘Expresso’ com palestras e oficinas, apresentando a experiência no uso de Softwares Livres para modelo de desenvolvimento cooperativo, além da criação de um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores de tecnologia.

Participaram da cerimônia de abertura dos trabalhos, o diretor de Sistemas e Serviços da Prodeb, João Emanuel, o diretor de Operações do Serpro, Nivaldo Venâncio, o assessor de Tecnologia da Informação da Caixa Ecônomica, João Cesar Souza, o analista sênior da Celepar, Newton Neto, e o presidente da União das Prefeituras da Bahia, Roberto Maia.

Solução completa
Durante o encontro, aconteceu a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre o Serpro, a Prodeb, as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo Baiano (UFRB), e a do Estado da Bahia (Uneb).

Para João Emanuel, diretor da Prodeb, a assinatura do convênio é de extrema importância para o desenvolvimento do Expresso. “Trazemos agora um grande ator para esse trabalho: a Universidade. O convênio com as universidades permitirá a elaboração de um diagnóstico que vai da infraestrutura até a usabilidade do software”.

Acrescentou que a partir disso, o Expresso pode ser distribuído para universidades de todo o Brasil, “com o objetivo de melhorar e transformar a ferramenta em um produto extremamente competitivo”.

O Expresso Livre é uma solução completa de comunicação, que reúne e-mail, agenda, catálogo de endereços, workflow e mensagens instantâneas em um único ambiente. Por ser uma versão customizada do ‘E-GroupWare’, seu desenvolvimento também é totalmente baseado em software livre.

Nova concepção
Mais de 110 instituições e empresas já adotaram o Expresso Livre, reunindo 362 mil usuários da suíte de comunicação em todas as regiões do país. Na Bahia, o Expresso Livre foi customizado com soluções corporativas que espelham a nova concepção do modelo de atendimento da Prodeb para o Estado, e se transformou no Expresso.BA.

“Uma grande novidade que vai surgir é o ‘Expresso em nuvem’. Ou seja, o compartilhamento não apenas do software, mas também dos recursos computacionais. Se tivermos um servidor sendo utilizado em apenas 50%, posso disponibilizar os outros 50% de capacidade computacionais para algum outro cliente público utilizar”, explicou Nivaldo Venâncio, do Serpro, na primeira palestra do dia.

Com lançamento oficial para o próximo dia 9 de dezembro, o Expresso Livre em Nuvem é uma ação que integra um projeto maior, o Brasil Conectado, uma iniciativa de instituições públicas para oferecer serviços de TIC em nuvem a todas as esferas de governo.

Outro debate que mobilizou os presentes foi intermediado pelo diretor de Infraestrutura Tecnológica da Prodeb, Napoleão Lemos. “Integrando o Brasil em Redes” foi tema de diálogo entre instituições públicas e privadas como o Irdeb, ITI e provedores de internet da Bahia.

Para Othon Santana, provedor de Internet da região de Madre de Deus e Itaberaba, o Plano Nacional de Banda Larga é, na verdade, uma rede litorânea, cuja eficácia depende da integração dos provedores e acesso à internet do interior do Estado. “Para isso, criou-se este ano a ProBahia. A Associação de Provedores de Acesso a Internet do Estado da Bahia é uma proposta para compartilhar infraestrutura e conhecimento para que toda essa rede possa se integrar ao Plano Nacional de Banda Larga”.