A taxa de ocupação nos 22 principais hotéis de Salvador em novembro foi de 75%. O resultado é o melhor para o mês desde 2006, de acordo com o sindicato que representa os estabelecimentos.

Para o secretário estadual do Turismo, Antonio Carlos Tramm, o índice indica que a Bahia terá uma temporada de verão de hotéis lotados até o Carnaval. O presidente do sindicato que representa os hotéis, Sílvio Pessoa, concorda e acredita numa taxa de 100% no Réveillon e no Carnaval, 95% em janeiro e mais de 80% em fevereiro.

Segundo dados da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), mais de seis milhões de turistas devem passar pela Bahia entre novembro e março. O maior volume de visitantes se dará no mês de janeiro e na primeira semana de março, durante o Carnaval. Os destinos mais procurados serão Salvador, Porto Seguro, Litoral Norte, Itacaré e Morro de São Paulo.

Baseada na última pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2008, a Setur estima que a receita turística chegue a R$ 6 bilhões este ano. Os principais responsáveis por essa movimentação financeira são os baianos viajando pelo próprio estado, e os paulistas, que, juntos, representam um fluxo de mais de cinco milhões de pessoas.