Quem for passar o reveillon em Vera Cruz ou nas diversas ilhas da Baía de Todo-os-Santos, saindo do Terminal Náutico da Bahia, no bairro do Comércio, contará com um serviço mais ágil e seguro. O local ganhou, nesta quarta-feira (29), o píer definitivo, formado por três plataformas flutuantes, que totalizam 45 metros de comprimento.

O novo cais flutuante começa a operar nesta quinta (30), atendendo o fluxo de passageiros que diariamente fazem a travessia Salvador-Mar Grande e aos turistas e veranistas, que passarão a virada do ano na Ilha. Com ele, o tempo de espera para atracação das embarcações será menor, o que facilitará o embarque e desembarque. Durante a implantação foram utilizados um rebocador, uma lancha de apoio, com sistema de mergulho, e uma cábrea (guindaste marítimo). Cerca de 30 operários, entre marinharia, técnicos e engenheiros civis e navais participaram da operação, que durou aproximadamente dez horas.

Além das lanchinhas que operam entre Salvador e Mar Grande, o píer atende ainda os barcos de passeios turísticos (escunas) e aos catamarãs que saem rumo a Morro de São Paulo. “Os serviços oferecidos não serão modificados. O Terminal receberá o mesmo tipo e volume de embarcação de sempre. A diferença é que agora em estrutura totalmente recuperada”, salientou o diretor adjunto do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes a Bahia (Derba), Alberto Gordilho.

A partir de fevereiro de 2011, quando as outras duas balsas flutuantes serão entregues, o terminal passará a operar com a sua capacidade absoluta (cerca de 50 embarcações/dia). Nos últimos anos, o local funcionava abaixo da capacidade devido às restrições estruturais.

“O importante é que o verão dos baianos e turistas não será prejudicado por falta do equipamento. Pelo contrário, as obras estão obedecendo ao cronograma estipulado pelo Derba para não afetar a demanda na alta estação”, afirmou o engenheiro trainee da Belov Engenharia – empresa responsável pela recuperação dos píeres -, Guilherme Falcão.

Só no ano passado, mais de um milhão de pessoas utilizaram os serviços do Terminal Náutico da Bahia, sendo a maioria entre os meses de dezembro a março. A estimativa é que haja um incremento de pelo menos 15% no movimento deste ano. O terminal é o principal ponto de partida de passeios marítimos pela Baía de Todos-os-Santos, além de ser a única alternativa ao Ferry Boat na travessia para a Ilha de Itaparica.