A TV Educativa da Bahia, canal 2, exibe neste sábado (25), às 11h, o quarto programa da série ‘Todo Mundo Quer Saber’, apresentando exemplos de empresas sediadas na Bahia e apoiadas pelo Estado, que apostam em pesquisa aplicada, buscando soluções inovadoras para grandes mercados.

Produzida pela Casa do Verso, a série de quatro programas é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Secretaria de Cultura (Secult), por intermédio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb.

Fechando o primeiro ciclo de quatro programas, a produção partiu em busca das empresas que têm casos de sucesso em pesquisa aplicada na Bahia, com desenvolvimento de tecnologia de ponta.

Popularização
Dirigido pelo jornalista e documentarista Antonio Pastori, o programa visitou também a construção de plataformas e ouviu especialistas sobre a importância do estudo de novos produtos e processos para a economia e o bem estar de quem vive no nosso estado.

Parte da estratégia de popularização das ciências, o Todo Mundo Quer Saber encerra 2010 como uma ação inovadora na aproximação dos temas científicos e tecnológicos do grande público.

Os programas mostram assuntos importantes, mas pouco abordados. A ideia é que os baianos passem a ter interesse sobre o trabalho de pesquisadores, de forma a valorizar as iniciativas que acontecem no nosso estado. São trabalhos que estão no mesmo nível do desenvolvido por pesquisadores em centros tradicionais.