A Secretaria da Administração (Saeb) inicia, na próxima segunda-feira (31), a capacitação de servidores públicos estaduais para atuar nas áreas de sindicância e processos administrativos disciplinares. O curso dá início ao ciclo de capacitações promovido periodicamente a fim de fortalecer a atuação do sistema de correição estadual, criado com o objetivo de fiscalizar a atuação funcional e a conduta disciplinar do funcionalismo público. A capacitação acontece até o dia 4 de fevereiro no auditório da Casa Civil.

Nos últimos dois anos, o Estado formou 2.161 servidores públicos nesse segmento. A expectativa é que mais de 600 pessoas sejam capacitadas pela Corregedoria Geral da Saeb. A segunda turma de 2011, prevista para o mês de abril, vai capacitar servidores da Secretaria de Educação (SEC).

Com duração de 24 hora/aula, o curso vai ser ministrado para servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e órgãos vinculados: Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá) e Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb).

O objetivo é fortalecer o trabalho desenvolvido pela Corregedoria Geral (CGR/Saeb), responsável pela realização de 33 operações correicionais, que culminaram com a exoneração de 1.463 servidores após constatação de irregularidades. Entre as situações flagradas estava a de servidores que abandonaram há 20 anos o local de trabalho, mas continuavam recebendo salários. A Secretaria da Administração verificou a situação de 83 mil servidores da capital e do interior, em 1.100 unidades administrativas. As exonerações geraram economia anual de R$ 32 milhões na folha de pessoal.