A Uneb, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da catástrofe natural que atingiu o estado do Rio de Janeiro. O objetivo é recolher − até o dia 1° de fevereiro − materiais para necessidades básicas, a exemplo de alimentos não-perecíveis, água mineral, velas, fósforos, fraldas descartáveis e produtos de limpeza.

A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Estudos Japoneses (NEJ), em parceria com o Núcleo de Ética e Cidadania (Nuec), ambos vinculados à Proex, conta com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da universidade.

Os núcleos engajados se responsabilizam pela coleta dos donativos nos domicílios dos doadores e pela entrega dos produtos ao comando da Aeronáutica na Bahia. As doações também podem ser realizadas presencialmente na sede da Proex, no bairro do Imbuí, em Salvador.

Fortes chuvas atingiram o Rio de Janeiro provocando enchentes e desabamentos em municípios da região serrana do estado. As principais cidades afetadas foram Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

Segundo levantamento das prefeituras dos municípios afetados, o número de mortos já ultrapassa 800. Essa é a maior tragédia registrada no país em decorrência de fenômenos naturais.