A campanha “O Trabalho Infantil Vai Dançar no Carnaval”, que abordará a necessidade de uma atuação articulada de todos os parceiros do Governo do Estado durante a festa de Momo, e a situação dos “cordeiros” nos blocos carnavalescos foram temas da reunião do Comitê Gestor do Trabalho Decente realizada, nesta sexta-feira (28), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A pauta sobre os “cordeiros” foi solicitada pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), que é a instância que discute o eixo Saúde e Segurança do Trabalhador da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD).

Para a coordenadora da Agenda, Patrícia Lima, a reunião atingiu seus principais objetivos. “Foi extremamente positiva para promover o Trabalho Decente no Estado, pois mostrou o que já está sendo feito pelo Comitê. A partir daí, focamos onde devemos empenhar nossos esforços e junto com os nossos parceiros vamos trabalhar pela efetivação do Programa Bahia do Trabalho Decente”.

A reunião começou com a apresentação da situação atual do Programa Bahia do Trabalho Decente, com foco nas ações que já estão sendo desenvolvidas. Foi igualmente citada a elaboração dos planos de ação dos eixos “Empregos Verdes” e “Serviço Público”, além de ter sido ressaltado o conjunto de ações específicas dos eixos Trabalho Doméstico e Erradicação do Trabalho Infantil.

Em outra parte do encontro, os participantes debateram o planejamento para 2011, e, na sequência, foi apresentada a última publicação da Coleção Trabalho Decente, que é a Cartilha de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho. Na ocasião foram distribuídos exemplares da revista Bahia Análise & Dados, com o tema “Trabalho Decente, e Conjuntura e Planejamento – Especial Mulher”, publicada pela SEI-Seplan. Como convidados estavam presentes: Fenatrad, Cipó, Aeec e Sindoméstico. A próxima reunião do Comitê Gestor será no dia 25 de fevereiro.