A comemoração do bicentenário de fundação da Associação Comercial da Bahia (ACB) teve início nesta sexta-feira (28), no salão nobre da sede da entidade, no bairro do Comércio, em Salvador. Mais antiga entidade empresarial das Américas, a ACB foi criada para defender os interesses dos empresários e facilitar a realização de negócios.

Uma palestra proferida no final da tarde pelo governador Jaques Wagner abriu a programação festiva dos 200 anos da entidade baiana. Ele abordou o tema ‘O novo ciclo de desenvolvimento da Bahia’ e anunciou a vinda da presidenta Dilma Rousseff a Salvador, no dia 15 de julho deste ano, data em que a Associação Comercial da Bahia completa os dois séculos de existência.

No seu pronunciamento, Wagner destacou a importante participação da Associação Comercial da Bahia no processo de desenvolvimento econômico do estado. Na oportunidade, ele falou dos investimentos aplicados no Brasil e na Bahia, lembrando que foram essenciais para o crescimento socioeconômico do país e responsáveis pelo crescimento da classe média e pela ascensão de muitos brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza.

Destaques
Entre os programas e ações destacados pelo governador estão o Bolsa Família, Luz para Todos, Água para Todos, além da valorização da micro e pequena empresa, liberação de créditos para grandes empreendimentos, atração de investimentos para a área portuária, como o Porto Sul, em Ilhéus, e a Ferrovia Oeste-Leste. “Todos esses investimentos atraem também emprego e renda para o nosso povo. Durante estes quatro anos, mais de 300 mil novos empregos foram gerados. Vivemos de fato um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil e na Bahia. Os números provam isto”, afirmou.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, James Correia, lembrou que o comércio representa 60% da economia baiana. Segundo ele, em novembro de 2010, o comércio varejista baiano apresentou expansão de 12,6% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês de 2009, acumulando 10,3% de incremento nas vendas nos 11 primeiros meses do ano.

No final da solenidade, o presidente da Associação Comercial Bahia, Eduardo Morais de Castro, conferiu ao governador Jaques Wagner a medalha comemorativa de fundação da entidade.