A Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura da Bahia (/Secult), por intermédio da Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), desenvolve atividades para incrementar as férias de janeiro. Dentre as atrações acontece a oficina de Bonecos para Surdos, ministrado pela atriz e produtora de teatro popular Valdira Souza.

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, a oficina prossegue nos dias 11, 13, 18, 20, 25, 27 (terças e quintas-feiras), a partir das 14h. Os interessados devem se inscrever na sede da Biblioteca Pública Anísio Teixeira, no horário normal do expediente.

A Oficina de Teatro de Bonecos pretende estimular a interação entre os alunos, a partir de atividades lúdicas e educativas, além de contribuir na formação de leitores, no estimulo à leitura e à arte. Utilizando-se de matérias reutilizáveis para criação dos bonecos, Valdira Souza participa também de outros projetos, como “Difusão do Teatro de Bonecos”, no Ponto de Cultura Ereoatá.

Acesso e inclusão 

A Biblioteca Pública Anísio Teixeira desenvolve um trabalho com foco na inclusão e acessibilidade para todos. Com atividades especiais diárias, voltadas para os deficientes auditivos, promove o curso de Noções Básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Duas turmas foram abertas, uma vespertina e outra matutina, entre os dias 03 a 07 de janeiro, e o curso já tem a  próxima turma completa, com aulas a partir da próxima segunda-feira (10) até o dia 14 deste mês, das 13h30 às 17h. O curso tem como público alvo funcionários das bibliotecas públicas, educadores, além das pessoas que trabalham ou lidam com deficientes auditivos.