O projeto Biblioteca de Verão 2011, da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promove às quintas-feiras deste mês (6, 13, 20 e 27), sempre às 15h, no espaço infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), o espetáculo ‘Histórias do Arco-da-velha’, com a Cabriola Cia. de Teatro.

A apresentação traz uma adaptação do premiado espetáculo ‘Quem Conta Faz de Conta’, que, utilizando muita música e alegria, reforça a importância da tradição oral e das histórias da cultura popular. O espetáculo fala sobre dois contadores que fazem verso e reverso para contar velhas histórias da cultura popular que eles foram ouvindo e guardando na memória, enquanto caminhavam pelo sertão e beira-mar.

Segundo a Cabriola Cia. de Teatro, o espetáculo faz parte do projeto de incentivo à leitura e à contação de histórias, com o objetivo de proporcionar à criança (e aos pais), não só o prazer de ouvir histórias, mas também contribuir para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade.

A Cabriola Cia. de Teatro é um grupo independente e tem em seu repertório trabalhos que permitem o deleite estético e promove a diversidade cultural, oferecendo programação diversificada, educativa e cultural a todas as faixas de público. Conduzida pelo ator, professor, dramaturgo, músico e diretor de teatro Heraldo Souza, a Cabriola Cia. de Teatro prioriza a produção de textos inéditos, com uma encenação desprovida de grandes recursos cenotécnicos.