A exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica’ acontece na Praça do Campo Formoso, em Itaparica, entre a próxima sexta-feira (7) e o dia 7 de fevereiro deste ano. Com acesso gratuito, os visitantes terão oportunidade de conferir fotos de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima. Em 7 de Janeiro, Itaparica comemora a Independência do Brasil, lembrando a expulsão dos portugueses da Ilha.

Quarenta painéis vão ser dispostos nas ruas de Itaparica, entre a Fonte da Bica e a Praça do Campo Formoso, e outras 20 fotos apresentadas na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, espaço também do coquetel de abertura, na próxima quinta-feira (6), às 18h. Nesse dia, os fotógrafos farão homenagem aos participantes do grupo ‘Os Guaranis’, entregando retratos produzidos em janeiro de 2010. Na ocasião também será exibido o documentário ‘A Exaltação Festiva da Mestiçagem – Os Caboclos de Itaparica’.

Justino Marinho é o curador da exposição, e cada um dos fotógrafos participa com 15 imagens, permitindo ao apreciador vislumbrar nas 60 fotos a trajetória histórica da Ilha de Itaparica, a diversidade e a exuberância da manifestação cultural do grupo ‘Os Guaranis’, que, por meio da exaltação ao caboclo ‘Tupinambá’ – maior representante da festa – reverencia as raízes míticas da formação do povo brasileiro.

Gestos e cores
As lentes de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima registram o início dos preparativos, desde a puxada do carro dos caboclos percorrendo as ruas do Centro Histórico de Itaparica à levada dos fachos a uma quitanda junta à Fonte da Bica, pontos altos dos festejos. Perfis, gestos, cores, adornos, plumas e movimentos dos caboclos também resultaram num belo conjunto de imagens.

Os fotógrafos registraram a manifestação dos caboclos de 5 a 10 janeiro de 2010. O projeto tem produção da Baluart e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital Matilde Matos de apoio a Exposições de Artes Visuais, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Fundo de Cultura e da Fundação Cultural (Funceb).