Cerca de 50 mil educadores estarão reunidos, desta terça (1º) até a próxima sexta-feira (4), na Jornada Pedagógica 2011 que acontecerá nas próprias escolas da rede estadual.
Professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das unidades de ensino, Diretorias Regionais (Direc) e Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participarão do encontro.

O objetivo principal do evento é planejar o ano letivo que começa no dia 7 de fevereiro, quando mais de um milhão de estudantes voltam às salas de aula. A abertura da jornada será às 9h, quando o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e gestores da Secretaria irão falar ao vivo para os participantes pelo canal TV Todos pela Escola, via Portal da Educação. “Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de cada escola”, afirma o secretário. Ele convoca os educadores para refletirem sobre a realidade da sua escola e, juntos, elaborar o planejamento pedagógico para “melhorar, com rapidez, o desempenho dos nossos estudantes. Afinal, o objetivo maior da Secretaria da Educação é garantir a todos os estudantes o direito de aprender”.

Indicadores de desempenho

Pela primeira vez, as escolas usarão os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem, irão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.

Além dos indicadores de desempenho, as escolas receberão materiais pedagógicos que darão suporte no planejamento das atividades de 2011. “A jornada é importante porque no evento decidimos toda a vida da escola. Agora, com a possibilidade da internet, garantiremos que o encontro seja entre todos", observa a vice-diretora do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, Josete Regina de Souza.