Explicar e discutir as principais diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2011 nas escolas da rede estadual. Este foi o objetivo do encontro realizado nesta terça-feira (25), na Escola Parque, em Salvador, entre o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, gestores e diretores de unidades escolares.

Iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Jornada será realizada entre os dias de 1º e 4 de fevereiro e acontece pela primeira vez nas próprias escolas, com o objetivo principal de planejar o ano letivo e a perspectiva de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual.

“A Educação da Bahia espera muito de cada um de nós. E vamos realizar esta Jornada com foco na escola. Temos que tratar a rede estadual como uma rede de fato, contribuindo para a criação de um ambiente que nos dê orgulho, que o estudante tenha este sentimento de pertencimento com relação à escola. Nós, educadores, temos a responsabilidade de acolher os nossos jovens neste ambiente”, afirmou Osvaldo Barreto.

Para Maria Luíza, diretora do Colégio João das Botas, em Salvador, a realização da Jornada nas escolas vai fortalecer as discussões. “Acredito que vai facilitar o debate. A Jornada é de fundamental importância para a programação do ano letivo que se inicia. Sem a Jornada, não temos como elaborar o nosso plano. E cada escola fica atenta para traçar as suas diretrizes”, disse.

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, ressaltou a autonomia que as escolas vão ganhar a partir deste ano. “O professor vai se sentir muito mais estimulado para pensar o plano pedagógico para sua escola e, assim, fortalecer a qualidade do ensino. Também vamos contar com instrumentos para este debate, como textos de apoio, artigos e outras referências”, assegura.

Na pauta das discussões da Jornada, além de orientações da SEC para o ano letivo de 2011, está a análise de indicadores da própria unidade escolar, apreciando, em conjunto, o que precisa ser melhorado. A Jornada também visa planejar as intervenções necessárias para a melhoria do desempenho dos alunos e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias, os indicadores de desempenho e a necessidade de consolidar o processo de alfabetização de todos os estudantes baianos.