Até o dia 10 de fevereiro deste ano estão abertas as inscrições para a I Corrida do Servidor, que será realizada no dia 20 do mesmo mês, a partir das 7h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A ficha de inscrição está disponível aqui. Para se inscrever, o interessado precisa doar um quilo de alimento não-perecível.

No período de 12 a 16 de fevereiro, os servidores inscritos deverão comparecer à Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no CAB, para apresentar a documentação e trocar o alimento pelo kit do participante, contendo uma camiseta, o número de participação e as senhas de controle da Federação Baiana de Atletismo (FBA).

Categorias
A expectativa dos organizadores é que o evento deve reunir cerca de mil servidores, que estarão concorrendo a R$ 1 mil (1º lugar), R$ 500 (2º lugar) e R$ 300 (3º lugar), por categoria. O circuito, de 5 quilômetros, partirá da sede do Tribunal de Justiça do Estado e percorrerá ruas e avenidas do CAB, com chegada no mesmo local.

Poderão participar servidores efetivos em atividade ou aposentados, ocupantes de cargos comissionados, regidos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e estagiários. Os corredores serão divididos nas categorias masculino, feminino e de pessoa com deficiência, além das subcategorias por idade. Pessoas portadoras de necessidades especiais também poderão participar na categoria cadeirantes.

A corrida é uma promoção do grupo de trabalho ‘Gestão para incentivo à prática de esportes pelo servidor público estadual’, constituído por meio de portaria conjunta entre as secretarias da Administração e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Qualidade de vida
O objetivo do grupo é implementar ações na vertente da qualidade de vida, através do desenvolvimento de uma política de esporte e lazer para os servidores públicos estaduais. A organização do evento conta com a expertise da Secretaria de Segurança Pública – SSP, que realiza sua própria corrida anualmente, mas que este ano vai integrar os seus participantes à I Corrida do Servidor.

"A corrida é mais uma ação do Programa Bem Viver, uma das principais vertentes do Programa Você Servidor, que visa instituir uma nova política de Recursos Humanos, pautada por iniciativas de valorização do conjunto dos 260 mil servidores públicos estaduais, entre ativos e inativos", explica a coordenadora de Valorização do Servidor da Saeb, Luciana Alves.

Desde 2009, o Bem Viver vem realizando grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Servidor que, juntos, reuniram mais de 4.600 inscritos e possibilitam o congraçamento entre os servidores públicos das diversas secretarias e autarquias, além de fomentar a prática de uma atividade física salutar.

A I Corrida do Servidor tem o apoio dos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça, Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros, Grupo Salvar, 82ª CIPM, Esquadrão Águia, Federação Baiana de Atletismo (FBA), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Transalvador, Limpurb, Sumac, Guarda Municipal e Samu.