Considerado o maior reveillon de praia brasileiro, por conta de sua extensão territorial, Salvador registrou uma das mais belas celebrações do país. Milhares de turistas e baianos se reuniram em locais especialmente preparados para aguradar a chegada de 2011. Por meio de uma ação integrada entre os diversos órgãos do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, foram viabilizadas estruturas que atraíram soteropolitanos e turistas em locais como Itapuã, Paripe, Praia do Flamengo, Ondina, Barra, Piatã, Cajazeiras e Boa Viagem, totalizando 11 eventos.

A estimativa é que cerca de meio milhão de pessoas aproveitaram os 75 quilômetros da orla soteropolitana pulando as ondas, fazendo reverências religiosas ou simplesmente dançando com familiares e amigos. Foi autorizada a instalação de 150 toldos padronizados que auxiliaram para incrementar a renda dos ex-barraqueiros que comercializaram bebidas.

Para agradar quem saiu de casa em busca de uma programação animada, foram convidados artistas renomados da cultura baiana. No plano da Segurança Pública, a operação especial de reveillon empregou efetivos em áreas estratégicas e contou com 1.849 policiais militares, além de agentes da Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur), que manteve uma escala extra de delegados, escrivães e investigadores.

Na Barra, um dos pontos de maior concentração, três balsas serviram de palcos para o show pirotécnico entre o Morro do Cristo e o Farol.

Além de Salvador, as Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos foram destinos escolhidos para quem procurou uma programação com menos aglomeração.

No Farol da Barra, Carlinhos Brown e Tatau fizeram a contagem regressiva para o ano novo que começou iluminado com a queima de fogos. As crianças também fizeram a festa no palco. "Com calma a gente restitui a família. Estou muito feliz que as crianças vieram", disse Brown. Em seguida, a banda Duas Medidas deu continuidade à programação que mais parecia uma antecipação do Carnaval.

A adminsitradora Fernanda Campos, o marido, o filho e a sogra, saíram de Cuiabá (MT) e viajaram 2.700 quilômetros de carro para curtir o verão e os festejos de fim de ano na capital baiana. "Achei lindo, perfeito! Bem organizado. Ficamos bem perto do Morro do Cristo. Muito colorido. Superou nossas expectativas. Muito interessante ver as pessoas pulando as sete ondinhas, fazendo as oferendas", disse a mato-grossense.

Dançando muito, a administradora de empresas Patrícia Coelho, 34 anos, era uma das mais empolgadas durante os shows e na queima de fogos. "Estou achando o show maravilhoso. Isso aqui é um verdadeiro espetáculo".

Em Piatã, foram as famílias que mais aproveitaram a festa comandada por Zelito Miranda, Negra Cor e Banda Inter. Há cinco anos, o taxista Domiciano Pinto da Silva leva toda a família – esposa, filhos, netos, sobrinhos e sogra – para passar o reveillon na praia. "Aqui é um lugar ótimo para passar em família". Nas praias, os pedidos eram os de sempre: saúde, paz, amor e dinheiro.

Desde o início do ano que a educadora Eliane Felippe se programou para vir com a família para Salvador. "Achamos a cidade linda. As pessoas aqui são muito hospitaleiras", pontuou. Eliane vive no ABC paulista e estava acompanhada do filho Lucas Felippe, que é estudante, e do esposo, o engenheiro José Eduardo.

As principais unidades de saúde, móveis e fixas, também se mantiveram atentas às possíveis ocorrências. Além das dezenas de ambulâncias do SAMU, o Hospital Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Hospital do Subúrbio e Ernesto Simões Filho funcionaram normalmente para receber os encaminhamentos de casos mais graves. As unidades de pronto atendimento próximas dos pontos de comemoração foram responsáveis pelos atendimentos de urgência de menor gravidade.

A festa continua no primeiro dia do ano. A estrutura montada no Farol da Barra permanece neste sábado (1º), para o show de Daniela Mercury que há 11 anos faz a primeira apresentação do ano em Salvador. Previsto para começar a partir das 17h, o show traz para Salvador Canibália – Ritmos do Brasil, apresentado no reveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro. o evento terá o patrulhamento feito por 548 policiais militares.