Os atletas do time vice-campeão da última Copa São Paulo de Juniores foram homenageados nesta sexta-feira (28) pelo Governo da Bahia. Pela garra em campo, os jovens atletas da categoria Sub 18 do Esporte Clube Bahia receberam os cumprimentos do governador Jaques Wagner e de representantes do Estado ligados à área esportiva.

Num embate acirrado, o Bahia enfrentou o Flamengo, que venceu a partida por 2 x 1 na última terça-feira (25). Pela primeira vez um time do Norte-Nordeste conseguiu jogar numa final do campeonato, que já contabiliza 42 edições. Ao todo, 92 equipes disputaram os jogos.

O capitão do time, Everton Beton, recebeu do governador uma placa em reconhecimento ao empenho do grupo na competição. “Agradeço a todos pela satisfação de estarmos aqui. Com certeza vamos lutar ainda mais, com toda garra e determinação”, disse o líder do time.

Fã de Kaká, o artilheiro do Bahia na competição foi Rafael Teixeira de Souza. Aos 18 anos o craque já recebeu o apelido de ‘Gladiador’ por ter emplacado seis gols na copa. “Estamos felizes pela campanha e determinação da equipe no campeonato. A torcida nos deu apoio e tranquilidade. Isso ajudou a chegar na final e fazer uma boa campanha. Agora é seguir firme para conquistar o título baiano”, afirmou.

Segundo o superintendente de Desportos do Estado da Bahia, Raimundo Nonato (Bobô), o incentivo às atividades esportivas dos jovens faz parte da política estadual de inclusão social. “Um feito como esse, independente de não terem conquistado o título maior, é muito importante. Eles se afastam da droga, da violência e têm vida mais digna”.

O presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho, agradeceu a homenagem prestada aos atletas iniciantes. “Esta é uma justa homenagem a esses meninos que defendem o nome do Bahia e da Bahia”. Ele também destacou a construção do Estádio de Pituaçu como importante reforço para o time profissional ter subido para a Série A em 2010.

Caminho do bem

O governador Jaques Wagner enalteceu a dedicação da equipe e reiterou o compromisso do Estado em apoiar o esporte baiano. “Torço para que a juventude trilhe pelo caminho do bem. No esporte vocês podem brilhar, empolgar os outros jovens. Enquanto pai, avô e governador estou muito alegre por vocês terem chegado à final de uma competição com mais de 90 times. Temos que incentivar cada vez mais os times de base”.

Na oportunidade, o governador recebeu uma camisa do tricolor baiano. Também estiveram presentes na homenagem o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Ney Campello, e o chefe de gabinete do governador e ex-presidente do Esporte Clube Bahia, Fernando Schmidt.