A diferença entre o medicamento e o veneno está na posologia, ou seja, na dose utilizada. E ninguém melhor que o farmacêutico para fazer essa distinção. Nesta quinta-feira (20), Dia do Farmacêutico, a diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas, homenageia os profissionais com mensagens em uma faixa, que será estendida na entrada do hospital, e em um cartão a ser distribuído para cada um dos farmacêuticos que atuam no hospital.

Na faixa, o farmacêutico é parabenizado pela passagem da data comemorativa de sua categoria, e definido como “o profissional na dose certa para a sua saúde”. O cartão traz a seguinte mensagem: “O Farmacêutico domina uma arte milenar, a de acessar os mistérios da natureza buscando elementos para criar um precioso instrumento de cura: o medicamento. Saber do mel e do fel é o seu ofício, exercido em compromisso com a saúde e o bem-estar coletivos”.

O 20 de janeiro é dedicado ao farmacêutico desde 1942 e a data faz referência ao dia 20 de janeiro de 1916, quando foi criada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), uma das mais antigas associações profissionais em atividade no país. A profissão farmacêutica foi regulamentada, no Brasil, em 8 de setembro de 1931, e os Conselhos de Farmácia foram criados em 11 de novembro de 1960.