O Supermercado Rede Mix da Sete Portas foi novamente autuado pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nesta terça-feira (11). Esta é a segunda vez que os agentes do órgãos autuam o estabelecimento por apresentar condições ruins de higiene e produtos impróprios para o consumo.

A primeira visita ocorreu na semana passada, quando foram identificados 200 produtos comercializados de maneira incorreta. Entre as irregularidades constatadas na segunda visita estão produtos vendidos a granel e sem preço, latas de produtos amassadas e enferrujadas, gêneros abertos e sujos e leitor ótico sem funcionar.

Segundo a diretora de Fiscalização do Procon, Isabella Barreto, na primeira inspeção, os fiscais alertaram os responsáveis pelo estabelecimento sobre a gravidade das infrações, que deveriam ser regularizadas imediatamente. Foram lembrados, inclusive, que se tratavam de alimentos, produtos diretamente relacionados à saúde dos consumidores, mas não foi adotada qualquer providência.

“Apesar da orientação, ao chegarem ao estabelecimento, além dos problemas encontrados anteriormente, os fiscais puderam constatar a presença de insetos, sujeira e o manuseio inadequado de alimentos”, disse.

De acordo com informações de uma consumidora que estava no local durante a fiscalização e não quis ser identificada, é comum encontrar insetos nas prateleiras do supermercado. Após denúncia de um consumidor, os fiscais também inspecionaram a unidade da Rede Mix que funciona no bairro do IAPI, onde foram encontradas irregularidades e emitido auto de infração.

Ao todo, foram emitidos três autos de infração ao estabelecimento, que responderá a processo administrativo, com direito a ampla defesa. A empresa será multada e o valor da multa pode ser elevado, devido à persistência nas irregularidades.